fbpx
Tecnologia Escolar

Traços, sons, cores e formas na educação infantil

Por 28 de agosto de 2019 setembro 3rd, 2019 Sem comentários

Como o educador pode trabalhar esse Campo de Experiência?

 

A Base Nacional Comum Curricular estabelece 5 Campos de Experiência para serem desenvolvidos na Educação Infantil. Traços, Sons, Cores e Formas entram em um campo. Como isso pode ser trabalhado em sala de aula? 

 

Como desenvolver esse Campo de Experiência em sala de aula? 

 

Traçados de diferentes formas, com linhas. Sons, com músicas, histórias contadas, aprender a ouvir. Formas, fazer experiências com cores, para a criança poder explorar e identificar diferentes formas e cores. Artes visuais e plásticas. Colagens. Teatro. São todas as formas de trabalhar esse Campo de Experiência em sala de aula. 

 

As crianças devem ser incentivadas a terem expressão corporal por meio da música, atividades em grupo, como teatro e criação de melodias. A música é uma excelente forma, em sala de aula, de trabalhar esse Campo de Experiência, uma vez que a música insere as crianças em sua própria cultura e nas tradições que dela fazem parte (exemplo, festas de aniversário nas quais se canta “Parabéns a você”, Natal onde se cantam músicas natalinas). O desenvolvimento musical da criança, bem como a capacidade da criança se expressar por meio da música, é extremamente importante. 

 

É importante trabalhar o repertório musical do aluno, o estudo de diferentes instrumentos musicais, além de contato com festas populares. A inter-relação entre música e cultura é bem íntima, portanto o estudo da música leva à criança a um conhecimento cultural maior. 

 

A improvisação, o desenvolvimento e a presença dos alunos em atividades artísticas e culturais também podem auxiliar o educador no desenvolvimento desse Campo de Experiência. 

A criatividade do educador pode ser bastante importante para esse Campo de Experiência, sempre procurando aliar as artes, a música, com o ensino pedagógico em sala de aula, para que o aluno possa desenvolver outras competências. 

 

Conclusão: A utilização de colagens, peças de teatro, desenhos, artes visuais e plásticas, bem como o estudo da música são boas formas de desenvolver em sala de aula esse Campo de Experiência. 

 

×