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Tecnologia Escolar

Tecnologia para melhorar a comunicação entre pais e professores

Por 4 de março de 2019 março 22nd, 2019 Sem comentários

Tecnologia para melhorar a comunicação entre pais e professores

Hoje vamos falar sobre como a tecnologia pode melhorar a comunicação entre pais e professores.

Não podemos disponibilizar um time exclusivo para desenvolver cada uma criança. Porém, se pais e professores estiverem em sintonia, certamente podem desempenhar um papel vital no crescimento da criança.

Até agora, os grupos de pais e professores são, em grande parte, conflitantes. Eles realizam breves encontros e reuniões curtas na esperança de definir informações de um semestre inteiro, por exemplo.

O foco familiar mudou de famílias “multi-crianças” para famílias com um filho apenas. Portanto, pais e professores têm esperado mais de suas interações em seus papéis desempenhados perante a criança.

Pais e professores acreditam que a comunicação “professor-pai” torna a educação uma experiência saudável para a criança.

Realmente, pesquisas mostram que o aumento da participação dos pais é uma influência importante no sucesso dos alunos.

Como a tecnologia pode melhorar a comunicação entre pais e professores?

Apesar dos benefícios da participação dos pais na escolaridade, as reuniões de pais e professores podem ser estressantes para os docentes. Ainda mais em uma sociedade competitiva que freqüentemente lança ao mundo pais muito jovens e despreparados.

Com prática, professores aprendem a melhor maneira de amenizar a experiência e desenvolverem suas próprias técnicas para conduzir reuniões produtivas.

A experiência mostra ao professor como se preparar antecipadamente para o encontro. Ele pode fornecer feedbacks e,também, compreender as reclamações e informações passadas. Além disso, deve ser, sobretudo, atencioso e paciente.

Com as inovações tecnológicas na educação, é ideal que os educadores utilizem a tecnologia para incentivar a participação dos pais. Desse modo, haverá melhoraria da experiência de todos os envolvidos.

A tecnologia pode melhorar muito a comunicação “casa-escola”, eliminando dificuldades de tempo e distância que professores e pais enfrentam.

Há muitas maneiras de usar a tecnologia para melhorar a interação, desde a programação até a divulgação de alguma informação da sala de aula. Isso abre caminhos para que os pais tenham um papel mais significativo na instrução.

A escolha das ferramentas tecnológicas para a comunicação com os pais deve ser fundamentada nas respostas às seguintes perguntas:

  • Qual é a natureza da mensagem a ser comunicada? É uma comunicação privada sobre um aluno específico? Ou divulgação de notícias e mensagens para a comunidade de pais?
  • Quais são os tipos de tecnologia a que os professores e os pais têm acesso?
  • Qual é o nível e a capacidade dos pais e professores para usar a tecnologia?
  • A tecnologia deve substituir a comunicação “cara-a-cara” ou complementá-la?

Listamos aqui algumas ferramentas específicas que o professor pode usar para estabelecer uma parceria forte entre pais, professores e alunos:

O email

Os e-mails substituíram todos os meios convencionais de comunicação em países com tecnologia avançada. Eles são usados, especialmente, em escola primária, como um meio de comunicação entre o professor e os alunos. Isso mesmo! Postagem de trabalhos, apresentações, tarefas de casa etc.

O uso da comunicação por e-mail entre o professor e o pai pode ajudar a aliviar a tensão durante as reuniões. Isso o preenchimento porque qualquer problema ou eventualidade pode ser comunicada no tempo necessário. Desse modo, não precisa esperar por uma reunião agendada para que a situação possa ser resolvida imediatamente.

No entanto, deve ser lembrado por todas as partes envolvidas que a linha entre “consciência” e “obsessão” é tênue. Ambos os pais e professores devem tomar cuidado para não ultrapassar limites do qual a liberdade e a privacidade da criança é invadida.

Além de atualizações periódicas por e-mail, boletins semanais ou quinzenais podem ser criados por uma equipe específica.

Páginas e Formulários da Web

O professor com mais conhecimento em tecnologia pode criar ou orientar a criação de uma página da internet para a classe. Essa página pode conter informações e atualizações sobre as atividades de classe como um todo.

Esta pode ser uma atividade em conjunto do professor e dos alunos. Ela servirá não apenas para o propósito da comunicação, mas também será uma experiência de aprendizagem para ambos.

Os alunos começam a mostrar a sua criatividade, os professores também desenvolvem habilidades práticas, tais como web design e descobrem talentos ocultos de seus alunos. Enquanto isso, os pais sabem quase que em tempo real o que acontece na sala de aula. É uma situação onde ninguém sai perdendo.

Novamente, uma possível armadilha aqui pode ser a distração, o foco pode mudar de uma atividade para outra e o aluno pode aprender a tecnologia sem monitoramento e supervisão de alguém mais capacitado. Neste momento, a experiência do professor pode ser muito útil.

Ferramentas de redes sociais

Redes sociais são ferramentas muito boas, mas arriscadas. Embora o professor possa aumentar o nível de comunicação usando um formato de mídia social dinâmico e comum, ainda assim existe um alto risco de distração.

Como meio para disseminar informações, exibir e compartilhar as habilidades e talentos dos alunos (através de blogs, por exemplo), as redes sociais podem, sem dúvida, auxiliar na parceria “professor-pai-aluno”.

Aplicativos móveis na comunicação entre pais e professores

Aplicativos móveis são cada vez mais aceitos como um meio de comunicação entre pais e professores.

Os aplicativos estão sendo usados ​​por milhões de professores, pais e alunos. Sem dúvida, há uma incrível taxa de adoção para aplicativos que foram lançados há alguns anos. Como é o exemplo do SmartBaby.

Videoconferência e podcasts de vídeo

“Lives e Podcasts” (Vídeos ao vivo) ocasionais de atividades de classe podem fazer os pais se sentirem mais inseridos na vida educacional do seu filho.

Isso pode mostrar, em primeira mão, como é conduzida a sala de aula, como os alunos se comportam e quais melhorias podem ser necessárias para a classe.

Este uso particular da tecnologia na sala de aula é, no entanto, repleto de dificuldades práticas. De maneira técnica, é a criação de um sistema de captura de vídeo e transmissão aos pais. A tarefa mais difícil, no entanto, é obter a permissão de gravação de todos os pais pelas questões de privacidade.

Mesmo que esses vídeos sejam compartilhados apenas com os pais da classe, pode haver objeções destes. Muitas vezes, até os alunos podem não gostar da filmagem e deverão ser levados em consideração em primeiro plano.

Portal (ou Apps) para Matrizes Curriculares, Eventos e Calendário

Esta talvez seja a parte menos “social” e mais utilitária da tecnologia na área de interações entre pais e professores.

Ao invés de esperar um semestre ou um ano para compartilhar informações importantes aos pais, tais informações podem ser enviadas quando necessário para que as reuniões e encontros de acompanhamento sejam mais relevantes.

A tecnologia permite que as interações “pai-professor” sejam práticas, positivas e pessoais.

Já estão sendo descobertas novas “mídias eficientes” para melhorar ainda mais a comunicação entre casa e escola. Desse modo, professores, pais e alunos permanecerão conectados e informados.

Naturalmente, há ocasiões em que os professores e os pais devem praticar um diálogo “cara a cara”. Pode até não oferecer um nível de toque “pessoal”, mas a espontaneidade motivacional de uma interação da vida real é totalmente diferente do virtual.

A falta de acesso a computadores, a falta de habilidade em usar a tecnologia e a ausência de interesse em uma nova forma de comunicação, tanto para o professor quanto para os pais, são barreiras às interações entre eles.

Nesses casos, deve-se incentivar um uso mínimo da tecnologia, que pode incluir mensagens instantâneas (SMS) de texto e o uso de ferramentas mais personalizadas para incentivar o engajamento ativo.

 

 

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