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Tecnologia Escolar

Tecnologia educacional: aliada ou inimiga do professor?

Por 18 de dezembro de 2019 maio 20th, 2020 Sem comentários
tecnologia nas escolas - aliada ou inimiga

Será possível conceber a educação hoje sem a presença da tecnologia educacional? Afinal, é fato que as crianças já mantêm contato com esta desde o nascimento e são, portanto, o que chamamos de nativos digitais.

Mas como o professor deve lidar com os novos recursos tecnológicos em sala de aula? Será que estes são aliados ou inimigos do educador?

Por que usar a tecnologia na educação?

O primeiro ponto que deve ser salientado é que todo processo de ensino-aprendizagem precisa apresentar significados para os alunos, pois só assim ele será, de fato, efetivo. Além disso, a construção de sentido só é obtida quando se leva em conta o contexto do educando.

Isto significa dizer que atualmente, como a tecnologia é parte relevante do contexto de nossos alunos, é primordial que ela esteja presente em todo e qualquer ambiente educacional.

Assim, conseguimos nos aproximar da realidade das crianças e lhes apresentar maneiras distintas e eficientes de aproveitar o que os novos recursos têm de melhor para oferecer. Ou seja, o desenvolvimento dos alunos ocorre adequadamente em relação ao que o mundo deles exige.

Porém, sabemos que dentro de uma sala de aula, muitas vezes um celular, tablet ou mesmo notebook, constituem-se como elementos dispersores e que, por isso, comprometem a qualidade do ensino.

Mas então, como o professor pode garantir que esses novos elementos sejam seus aliados e não seus inimigos?

A educação escolar e, ainda mais a educação infantil, tem um importante papel de disciplinar as crianças e educá-las para que se adequem à sociedade que integram. Portanto, as práticas educacionais buscam tanto promover o desenvolvimento integral dos alunos, bem como orientá-los sobre o que deve e não deve ser feito.

Ora, é partindo deste mesmo princípio que a tecnologia precisa ser incorporada ao ambiente da sala de aula. A seguir, apresentamos algumas questões importantes e necessárias para que os novos recursos não comprometam o processo ensino-aprendizagem:

  • regras e limites precisam ser bem definidos e apresentados de forma clara;
  • os professores devem conhecer os recursos que utilizam em sala;
  • a tecnologia é um complemento e não pode ser aplicada isoladamente;
  • os educadores precisam ter interesse pela tecnologia e se disporem a aprimorarem seus conhecimentos sobre ela, sempre.

Ainda, mais uma ressalva: cabe à escola estabelecer uma parceria com a família para orientar as crianças sobre o porquê, como e quando usar os recursos tecnológicos, demonstrando que a vida delas não pode se restringir somente a utilização dos mesmos. Elas também precisam fazer outras atividades fora de ambientes virtuais e, principalmente, sociabilizar constantemente.

E mais um detalhe, como qualquer aula e prática na educação infantil, aquelas nas quais a tecnologia é utilizada devem ser previamente planejadas e organizadas, para que funcionem e acarretem os resultados esperados.

Exemplos de usos na educação infantil:

Existem diversas formas de aproveitar a tecnologia na sala de aula. Isto porque por meio dela conseguimos acesso a imagens, vídeos, textos, músicas, jogos, entre outros materiais riquíssimos e que, inclusive, apresentam um caráter de ludicidade bastante propício para o nível da educação infantil.

É possível, por exemplo, incentivar os alunos a criarem seus próprios conteúdos – estimulando assim a criatividade e a capacidade de inovação, qualidades cada vez mais necessárias no mundo contemporâneo.

Além disso, partindo do princípio de que a tecnologia deve ser utilizada em conjunto com outras práticas educacionais, pode-se fazer a leitura de textos online, sobre determinado tema e, na sequência, iniciar um debate e, até mesmo, finalizar a atividade por meio de uma apresentação sobre o assunto para outras turmas e familiares.

Ainda, algo muito rico com o uso de recursos tecnológicos é que a criança pode utilizá-los também em casa, tanto para rever algum aprendizado, como para conversar com os pais sobre o que aprendeu, ou buscar informações e utilizá-las posteriormente no ambiente da sala de aula, compartilhando o conhecimento com seus colegas.

Enfim, há uma enormidade de atividades que podem ser realizadas, o essencial é usar a criatividade, incentivar as crianças a darem ideias e continuar atualizando-se sobre os mais recentes usos de tais recursos.

Tecnologia na escolaBenefícios do uso da tecnologia em sala de aula

Para finalizar, elencamos apenas os principais benefícios que os alunos obtêm quando a tecnologia é uma aliada do professor, servindo como uma fonte de novos estímulos e possibilidades que garantem a autonomia e vivências variadas às crianças.

  • o aluno torna-se protagonista do processo de construção do conhecimento;
  • a tecnologia promove aulas mais dinâmicas e divertidas;
  • a diversidade de recursos é atraente para os alunos;
  • o contexto real das crianças de hoje pode ser trabalhado em sala;
  • os educandos conseguem atuar em conjunto e desenvolver senso de equipe;
  • há um estímulo à curiosidade e à busca por novas informações;
  • habilidades cognitivas como atenção e concentração são ampliadas.

A partir disso, portanto, está bastante claro que precisamos ampliar nossos conhecimentos sobre a tecnologia e utilizá-la como uma aliada em nossas salas de aula, não é mesmo?