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Táticas para professores de educação infantil

By 9 de março de 2019 março 13th, 2019 No Comments

Táticas para professores de educação infantil

A educação infantil é a etapa escolar que precede a alfabetização das crianças.

As próximas fases na educação exigem que a pré-escola seja trabalhada de forma adequada e receba toda a atenção que merece. Isso ocorre porque os alunos dependem de uma boa base para atingir o sucesso nos desafios que enfrentarão no decorrer de sua jornada escolar.

Mas, os desafios não se estabelecem apenas para quem está aprendendo. Os professores da pré-escola também lidam com algumas dificuldades quando conduzem uma turma nesse período de aprendizagem.

Entretanto, com a escolha correta das atividades a serem desenvolvidas, é possível conferir certa leveza e precisão a esse processo. Desse modo, ele se torna mais proveitoso para ambas as partes.

Visando auxiliar a todos os professores da fase pré-escolar, temos algumas dicas preciosas sobre o desenvolvimento de atividades na educação infantil.

Confira a seguir!

Táticas rápidas para professores de educação infantil

Os alunos da pré-escola ainda estão em formação intelectual. Por causa disso, essa etapa tem o seu foco no desenvolvimento pessoal. Assim sendo, as atividades devem estar voltadas a esse desenvolvimento da criança. Ela devem envolver tanto a capacidade motora como a parte lúdica.

A parte mais importante é sempre lembrar que, independente da proposta, é essencial evitar cobranças de execução.

As atividades devem ser aplicadas como brincadeiras. Estando sempre unidas ao conteúdo inicial de desenvolvimento, sobretudo, de convívio em sociedade com outras crianças e trabalhos em equipe.

Também é importante lembrar que podemos dividir esse período em duas etapas: as crianças que estão iniciando o ciclo e as que já estão partindo para o primeiro ano do ensino fundamental.

Para crianças em processo inicial:

As atividades que cabem para os alunos que estão iniciando na vida escolar são um pouco mais simples e, aparentemente, fáceis.

Isso porque essas atividades serão o primeiro contato deles com esse universo fantástico de aprendizagem.

Podemos tomar como suporte alguns desenhos e muita tinta, atividades manuais em geral, historinhas de faz-de-contas e atividades que façam com que as crianças interajam.

Atividades que oferecem um grande resultado são os circuitos!

Com os desafios corporais dos circuitos, a habilidade e a coordenação motora são acelerados. Você pode montá-los dentro da própria sala de aula, estimulando a criatividade das crianças e evitando que ela seja bloqueada.

Para crianças prestes a partir para a próxima fase:

Quando os alunos estão nessa etapa, é necessário incluir atividades que requerem mais do raciocínio lógico das crianças, quase como uma pré-alfabetização. Com isso, elas terão a oportunidade de habituarem-se e estarem mais preparadas paras os desafios seguintes.

Incrementar os desenhos com chamadas que incentivem a escrita, como contornos de letras ou, até mesmo, desenhos parecidos com elas. Leituras um pouco mais densas para, então, aguçar a interpretação e para aumentar a gama de palavras que as crianças dominam também podem ser utilizados.

Além disso, exigir um pouco mais da coordenação dos alunos é fundamental.

A coordenação pode ser exercitada com algumas atividades certamente mais difíceis e quase inéditas para eles. Tais como o uso de colas, materiais que requerem uma certa habilidade no manuseio e, posteriormente, a tesoura sem auxílio.