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Educação

Responsabilidade e cidadania na prática

Por 6 de setembro de 2019 Sem comentários

Como desenvolver o senso de responsabilidade e 

como exercer a cidadania no mundo de hoje?

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta 10 competências que devem ser estimuladas e desenvolvidas no aluno ao longo da Educação Básica. O grande objetivo das competências da BNCC é justamente abandonar a meta única de acúmulo de conteúdo, provas e testes e desenvolver atividades pedagógicas baseadas nas competências, ampliando a definição de ensino. Todas essas competências procuram estimular, no aluno, o senso de sociedade, de responsabilidade, de maneira tal que o aluno se sinta parte integrante e fundamental de todo o processo educacional, sendo, na verdade, o grande protagonista disso tudo. 

 

Mas como pode ser desenvolvido, nesse aluno, o senso de responsabilidade e de cidadania, em tão tenra idade? Há maneiras dessas competências serem exercidas e estimuladas em sala de aula pelos docentes? É o que esse artigo irá explorar. 

 

O que é a competência de responsabilidade e cidadania para a BNCC? 

A competência de responsabilidade e cidadania é agir pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, para tomar decisões com princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. 

 

Como essa competência pode ser exercitada? 

Algumas técnicas e sugestões podem ser por meio de viagens pedagógicas, nas quais o aluno não é um ser passivo e omisso, mas torna-se participante ativo do processo. Além de viagens pedagógicas, o estudo do meio também torna-se uma boa alternativa para o desenvolvimento desse competência específica. 

 

O estudo do meio pode ser adequado à realidade de cada sala de aula, sendo interdisciplinar, justamente por permitir a interação do ser humano com o espaço real que o cerca. Com pesquisa e a participação de vários docentes, tanto viagens pedagógicas quanto o estudo do meio não devem ser encarados como atividades extracurriculares, mas sim parte formadora e agregadora da atividade docente. 

Conclusão: a competência de responsabilidade e cidadania devem estar presentes no dia a dia do ensino pedagógico.

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