fbpx
Educação

Competências BNCC- Repertório cultural na prática

Por 6 de setembro de 2019 Sem comentários
Competências BNCC- Repertório cultural na prática

Como a participação nas diversas produções artísticas culturais pode ser estimulado em sala de aula

A valorização de diversas produções artísticas culturais deve ser estimulada pela escola.

A Base Nacional Comum Curricular propõe o Repertório Cultural como uma das 10 competências que devem ser trabalhadas em sala de aula. Mas o que essa competência estabelece? 

O que vem a ser a competência do Repertório Cultural?

A competência estabelece que é fundamental a participação e o conhecimento dos alunos nas diversas manifestações artísticas e culturais da sociedade, bem como estimula a participação ativa dos alunos nessas manifestações. 

Os alunos devem ser capazes de se expressar por meio das Artes, não só desenvolvendo melhor a Linguagem, como também a interação humana. 

Como essa competência pode ser desenvolvida em sala de aula? 

De todas as competências, essa é uma das que tem maior aderência dos alunos, pois inclui várias atividades, dentre elas viagens, ida a museus e exposições, feiras culturais, dentre outras.

Além delas, atividades de artes na própria escola auxiliam os alunos a se expressarem por meio delas.

É importante que os alunos entrem em contato com diferente formas de expressão cultural, bem como valorizem a cultura do seu país e da sociedade onde vivem.

Diferentes manifestações artísticas e culturais são importantes e somente com a participação ativa dos alunos em imersão na cultura que será possível aliar o desenvolvimento do aluno à importância da cultura na vida do indivíduo. 

Conclusão

A sociedade apresenta diferentes manifestações artísticas e culturais, portanto é imprescindível que os alunos estejam expostos e imersos às diferentes formas de cultura que a sociedade na qual habitam apresentam, justamente para que esse repertório cultural seja conhecido e tenha influência na vida do indivíduo.

×