
A Ciência evoluiu na História da Humanidade pois conseguiu estabelecer uma metodologia de pensamento e desenvolvimento, na qual um problema é identificado, hipóteses são lançadas, algo é testado ou proposto e o modelo pode ser replicado.
Como a maneira de fazer ciência pode ajudar os alunos?
Isso define o pensamento científico e o método pelo qual se faz pesquisa no mundo, buscando soluções aos problemas existentes.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o pensamento científico, crítico e criativo compõe uma das 10 competências que devem ser estimuladas no Ensino.
A BNCC define essa competência no sentido de estimular a curiosidade e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo investigação, análise crítica, imaginação e a criatividade.
Como essa competência pode ser trabalhada em sala de aula?
Em vez de simplesmente serem passados conteúdos de Ciências da Natureza, uma das formas de demonstrar claramente o pensamento científico é demonstrando experiências de Física e Química em sala de aula, bem como propondo aos alunos a realização de projetos, para obtenção de soluções criativas e inovadoras ou protótipos, para diferentes problemas encontrados.
Os alunos poderão, dessa forma, colocar os conteúdos em prática e propor soluções, bem como contornar as dificuldades encontradas quando se sai da teoria e tenta-se expor, na prática, a solução para um problema.
O pensamento científico, crítico e criativo possibilita aos alunos buscarem soluções inovadoras para problemas de suas realidades, mas usando sempre o conhecimento e a análise crítica na busca dessas soluções.
Além disso, uma vez que os alunos participam ativamente da construção de projetos e soluções, o empreendedorismo é incentivado, bem como a visualização da busca de soluções para os problemas da sociedade.
Por meio de um problema inicial, é necessária uma pesquisa, feita de forma aprofundada e guiada, depois a formulação de hipóteses e o estabelecimento de como a ação será feita e, por fim, como a ideia sairá do papel e ganhará vida com o projeto.
Inúmeras competições entre escolas, utilizando protótipos, estimulam cada vez mais essa competência.
Conclusão
A utilização do pensamento científico, crítico e criativo permanecerá a vida dos alunos durante toda a sua vida profissional.
Assim, o estímulo a essa competência na escola terá profundo impacto na vida futura de seus alunos.
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