
O Método Montessori é uma abordagem diferenciada do ensino tradicional, onde o professor fica no meio da sala e tem toda a atenção dos alunos, essa metodologia tem como objetivo permitir principalmente o desenvolvimento ideal e natural da criança, respeitando seu tempo e suas necessidades.
O Método Montessori foi idealizado pela médica Maria Montessori, que através de seus estudos percebeu que o ensino da época não ajudava o desenvolvimento infantil e não era eficiente para a educação.
Após anos de estudo e muita pesquisa, Maria fundou em 1907, na Itália, a Casa das Crianças, onde pode colocar em pratica sua filosofia de ensino.
Maria foi a primeira mulher a se formar em medicina na Itália e posteriormente se tornou pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase a autoeducação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhecimento.
Atenta e interessada em aprender sobre o desenvolvimento infantil, ela descobriu que as crianças já nascem com a capacidade de aprender sozinhas se tiverem meios para obter o progresso.
Leia mais: Como os pais podem ajudar no aprendizado dos filhos
Crianças possuem capacidade de evoluir por conta própria
A metodologia consiste em oferecer a criança um ambiente preparado para que ela aprenda e encontre sua missão de vida.
Sendo assim, o adulto observa as preferencias e necessidades da criança e dá possibilidades para que ela se torne independente, responsável e capaz de atingir seus objetivos.
O legado de Maria Montessori é objeto de estudo de muitos cientistas pelo mundo. Um deles foi feito pelo neuropsicólogo e pediatra Steve Hughes, ele afirma que o método potencializa funções do cérebro e ajuda a expandir o desenvolvimento.
Outra pesquisa que comprova os benefícios do método foi publicada pelo Capital Pediatrics Research Institute, em 2009.
A pesquisa dividiu crianças entre dois e três anos em dois grupos. O primeiro grupo participou de atividades do Método Montessori e o segundo grupo frequentou escola de ensino tradicional.
Após um ano das atividades, o estudo mostrou que os participantes da filosofia Montessori apresentavam níveis de movimentos finos, capacidade de adaptação, linguagem e desenvolvimento de comportamento social significativamente maiores.
Método Montessori como aliado para uma vida adulta bem sucedida
Devido a sua observação das crianças, Maria Montessori criou um método inovador e capaz de trazer diversos benefícios, entre eles podemos citar:
- Capacidade de tomar decisão;
- Liberdade;
- Senso de justiça;
- Criatividade;
- Capacidade de ser feliz;
- Independência;
- Autodisciplina;
- Melhor concentração;
- Amor por aprender;
- Controle do corpo;
- Autocrítica
- Respeito.
Além disso, uma pesquisa feita com mais de três mil executivos mostrou que grande parte deles teve educação Montessoriana. Entre eles estão os fundadores do Google e da Amazon.
Outros grandes nomes que frequentaram escolas com essa abordagem foram o ganhador do prêmio Nobel de literatura, Gabriel Garcia Márquez e a cantora Beyonce.
Dicas: Táticas para professores de educação infantil
Pilares do método
Baseado em alguns traços comuns a cada faixa-etária, o método Montessori conta com seis pilares, que é o conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos idealizados por Maria Montessori. São eles:
Autoeducação
A criança tem total liberdade para aprender à medida que interage com o meio em que se encontra. A escola ou os pais oferecem materiais específicos, feitos para ser manipulados pela criança.
Dessa forma, eles tem a chance de aprender com seus próprios erros, com liberdade para fazer a atividade que desejar e repetir quantas vezes quiser.
Educação Cósmica
Baseado na teoria de que as crianças nascem interessadas por tudo ao seu redor, a filosofia Montessori procura formas de manter isso aceso ao longo da vida.
Através da visão de que todas as coisas estão conectadas e dependem uma das outras para existir, permite então a criança perceber a ordem de tudo que existe na natureza e no universo.
Para que isso ocorra, a educação entre 6 e 12 anos é baseada em perguntas, histórias e pesquisas que estimulam a curiosidade dos estudantes. Assim, alimenta a percepção de que tudo pode ser descoberto, compreendido e que todas as coisas são interessantes, se observadas da maneira correta.
Educação como ciência:
O método Montessori observa primeiramente o desenvolvimento da criança antes de decidir qualquer coisa importante. Desde a utilização de um material novo, até a correção de um comportamento inadequado.
Através da observação é possível perceber qual a real necessidade da criança e assim, descobrir qual a melhor abordagem adotar para cada criança e qual o melhor momento
Ambiente preparado:
Segundo o método Montessori, a criança precisa de um ambiente seguro, preparado e com nutrientes físicos, emocionais, mentais e sociais para que possa ser livre e se desenvolva de forma biológica.
Para que a criança tenha liberdade e possa explorar o ambiente em que vive é importante que tudo esteja ao seu alcance.
A criança precisa ter liberdade de tomar água, comer, ir ao banheiro e dormir sem precisar da ajuda ou autorização do adulto.
Outro ponto importante é não deixar o ambiente muito estimulante, pois as crianças já tendem a ficar entusiasmadas com situações rotineiras. Por isso é indicado usar cores neutras e claras nas paredes e mobílias.
Adulto preparado:
Para que os princípios anteriores funcionem é preciso que o adulto responsável por interagir com a criança se transforme.
O adulto precisa confiar na criança e buscar entender os sinais que ela dá de suas necessidades.
Através da observação, do ambiente e das interações, o adulto oferece meios para que a criança supere seus desafios.
O papel do adulto é ajudar o mínimo necessário e deixar a criança agir sozinha, mas mostrar que está presente.
Criança equilibrada:
Levando em consideração que a mente e corpo das crianças andam juntos, uma das principais funções do método é manter essa concentração ativa e natural.
Realizando atividades que exigem movimentos do corpo e aperfeiçoamento das ações, diminuem os desequilíbrios e conduz à independência, iniciativa, autodisciplina, generosidade e confiança.
E você já pensou em aderir a esse método na sua escola ou na sua casa?
Essa filosofia tem ganhado cada vez mais adeptos, já que se mostra muito eficaz e traz diversos benefícios devido ao respeito pelas necessidades dos pequenos.
Ela traz liberdade e autonomia para que as crianças se desenvolvam no tempo delas e aprendam a ser autoconfiantes e independentes.