
O primeiro dia de aula na educação infantil é um dia especial. Envolve novas interações, descobertas e o mundo da criança começa a ser ampliado e transformado.
Mas você sabe como o professor deve agir nesse momento?
Confira na sequência um pouco mais sobre o assunto!
Como funciona a adaptação da criança?
As crianças que estão indo para a escola pela primeira vez, ou mesmo as que estão mudando de instituição, passam por um momento de transição.
Muitas novidades surgem e, consequentemente, a insegurança faz-se presente.
No caso específico do início da vida escolar, os alunos estão, pela primeira vez, se desvencilhando da família, para que construam novos vínculos sociais e afetivos que contribuirão para o seu desenvolvimento.
Cabe ao professor, ao longo desse processo, saber quais as dificuldades que podem surgir e como lidar com elas.
A seguir indicamos algumas reações frequentes dos novos alunos na escola, durante essa fase inicial:
- resistência às atividades e brincadeiras propostas;
- choros na chegada e ao longo do dia;
- indiferença aos outros e ao que é realizado;
- apego a objetos trazidos de casa;
- discussões com outas crianças.
Portanto, junto à equipe da escola, o professor faz um planejamento adequado desse primeiro dia, e as primeiras semanas, de uma maneira geral.
O planejamento
O planejamento do primeiro dia de aula precisa ser feito com atenção, pensando nas propostas que são possíveis de serem realizadas, assim como deve ter a flexibilidade necessária para eventos inesperados.
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Inserido na rotina desse dia especial é necessária a presença da abordagem inicial com os pais e as crianças, bem como das atividades práticas que serão realizadas.
Dentre estas algumas ideias interessantes e atrativas para os alunos são:
- leituras de contos e histórias;
- pinturas, desenhos e outras brincadeiras de expressão;
- atividades que aproximem as crianças;
- descoberta dos espaços da escola despertando a curiosidade dos alunos.
Ressaltamos que o ideal, principalmente para os educandos que ainda não tiveram contato com o ambiente escolar, é a presença de um responsável que poderá participar das dinâmicas junto com eles, dando-lhes um suporte emocional.
As principais funções do professor
A principal questão que o professor da educação infantil precisa estar atento é na sua capacidade de transmitir segurança e confiança tanto para os pais, quanto para as crianças.
Ambos chegam receosos e ansiosos e, em geral, o primeiro e maior contato que desenvolverão na escola é com o professor da turma.
Além disso, diversas outras funções são de responsabilidade desse professor.
Algumas delas são indicadas abaixo:
- receber os pais e as crianças;
- orientar os responsáveis sobre como agir nesse momento importante;
- mostrar alguns espaços da escola e a sala de aula;
- apresentar as crianças umas as outras;
- mediar atividades de interação;
- propor brincadeiras motivadoras e divertidas.
É essencial, portanto, que ele saiba como interagir com as crianças e agir diante dos sinais de desconforto que elas apresentem.
Na presença de choros, resistências, medos, entre outros, é primordial:
- ser paciente;
- acolher todos os aluno;
- estar interessado em cada educando e nas suas individualidades;
- demonstrar carinho e afetuosidade;
- saber confortar as crianças;
- deixar os alunos livres para que decidam quando querem participar da aula.
Dessa forma, com medidas simples, mas cuidadosas e afetuosas, as crianças serão inseridas no novo contexto de forma que se sintam aceitas e sem perigos.
E como resultado, com o passar dos dias as inseguranças serão transformadas em conquistas.
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