O Smart Baby Pro está de cara nova!

O nosso aplicativo mudou e para que você continue acompanhando as nossas melhorias é preciso baixar o novo aplicativo que já está disponível na playstore e na appstore. 

Passo 1 – Para baixar o novo aplicativo é só procurar na playstore/appstore por “Smartbabypro”  e clicar no app igual ao que está destacado na imagem abaixo.

Passo 2 – Ao clicar no aplicativo, irá abrir uma tela semelhante a imagem 2, para baixar o aplicativo é só clicar em “Instalar”.

Agora que o aplicativo já está instalado, você pode abri-lo e então aparecerá uma tela de login, como esta da imagem a seguir:

Passo 3 – Agora o próximo passo é fazer login no aplicativo, o usuário e senha a serem utilizados aqui é o mesmo que era utilizado na versão anterior do smartbabypro e no portal. Após digitados usuário e senha é só clicar em “Entrar”

Após feito o login irá abrir a tela inicial do aplicativo, aqui já é possível notar algumas mudanças no aplicativo, como por exemplo: o menu que antes era na parte superior do aplicativo, agora é na parte inferior, também existem alguns itens novos, veremos um a um como funcionam.

Observação: Como é o seu primeiro login, pode ser que ele demore um pouco para entrar, mas não se preocupe isto é só no seu primeiro acesso para que fique tudo pronto para você utilizar o app. 

Medicação

Para acessar as medicações é só clicar no terceiro item do menu inferior, que tem um símbolo de remédio desenhado.

Caso tenham medicações perto do horário de aplicação ou até mesmo atrasadas, este mesmo ícone trará um número junto a ele indicando quantas são as medicações pendentes. 

Ao clicar no item do menu, aparecerá uma tela semelhante a do print ao lado, onde irá abrir diretamente no menu de “Pendentes”, trazendo então todas as aplicações de medicamentos pendentes que o funcionário logado possui acesso. 

Para aplicar ou cancelar uma medicação, é só clicar na medicação que deseja aplicar/cancelar.  

Irá então aparecer as três opções disponíveis. 

Aplicar: para informar e registrar a aplicação da medicação.
Excluir: para cancelar a aplicação e excluir a pendência.
Cancelar: para voltar a listagem de medicação

Além disso, uma novidade neste app é que agora é possível visualizar os medicamentos que já foram aplicados e/ou cancelados. 

Clicando na opção de “Aplicados”, por exemplo, é possível visualizar as medicações que foram aplicadas no dia atual. 

É possível visualizar as informações da solicitação de medicamento e além disso, saber também qual foi o funcionário que aplicou e em qual horário foi efetuada a aplicação da medicação.

Também, é possível visualizar as mesmas informações das medicações que foram canceladas, clicando em “Cancelados”.

Se o cadastro estiver correto, você será redirecionado para esta tela, onde pode complementar a sua solicitação de medicamento com algumas informações adicionais, como por exemplo uma foto da receita, ou alguma observação sobre esta medicação. 

Aqui você pode escolher se deseja ou não preencher estes campos, para prosseguir, novamente é só clicar na setinha para a direita no menu superior do aplicativo

Por fim, podemos conferir a nossa solicitação de medicamento, aqui irá trazer todas as informações conforme tenham sido preenchidas. 

Caso você tenha percebido algum erro, ou queira alterar algo na sua solicitação,  você pode clicar na setinha a esquerda, que está destacado em laranja na imagem ao lado, assim você poderá voltar as telas de cadastro. 

Caso esteja tudo certo e queira salvar a sua solicitação de medicamento, é só clicar no botão de salvar. É este azul com detalhe em branco que está destacado em vermelho na imagem ao lado. Feito isso, está pronto, a sua solicitação de medicamento já estará disponível para aplicação na tela de medicamentos pendentes.

SmartGo 

Pelo aplicativo, temos também a opção de acompanhar os lançamentos de Smartgo enviados pelo responsáveis.

Uma novidade é que agora estes lançamentos enviam também uma notificação dizendo qual responsável está se deslocando para levar ou buscar uma criança e qual o horário aproximado que irá chegar, veja na imagem ao lado um exemplo de como será essa notificação. 

Para acessar a opção do Smartgo é só clicar no 4º item do menu inferior onde está desenhado um símbolo de localização. 

Caso tenham lançamentos de SsmartGo pendentes, este mesmo ícone trará um número junto a ele indicando quantos são os lançamentos pendentes.

Clicando no item, você será redirecionado a tela de solicitação de Smartgo pendentes, semelhante a da imagem a direita, aqui aparecerá todas as solicitações em aberto, você conseguirá visualizar qual a criança que está sendo levada ou que logo será buscada na escola, qual a turma da criança, qual responsável fez a solicitação e qual o tempo estimado para que o mesmo chegue até a escola. 

Ao clicar sob a solicitação aparecerão disponíveis as opções: 

Entrada: para registrar a entrada do aluno na escola.
Saída: para registrar a saída do aluno da escola.
Excluir: para cancelar o alerta de smartgo.
Cancelar: para voltar a tela de listagem de pendências

No SmartGo nós também conseguimos visualizar os lançamentos que foram concluídos (aqueles que foram registrados a entrada ou saída da criança) e aqueles que foram canceladas a solicitação. 

Para visualizar os concluídos é só clicar na aba de “Concluídos” aqui você conseguirá visualizar qual foi o aluno que foi dada entrada/saída, o horário e qual foi o responsável que enviou a solicitação do smartgo.

Da mesma forma será com os cancelados, para visualizá-los é só clicar na aba de “Cancelados” e será possível visualizar as solicitações que foram canceladas.

Comunicados

Clicando no 5º item do menu inferior, onde tem um símbolo de ‘mais’ desenhado, podemos acessar mais funções do aplicativo, como na imagem ao lado. Aqui, temos a opção de “Comunicados”, “Fotos” e “Tarefas”. 

Os itens que aparecem aqui, vão depender também dos acessos que possui o funcionário logado no app, por exemplo: uma professora que não possui acesso aos ‘Comunicados’ não terá disponível aqui esta opção. 

O item de comunicados é mais uma novidade do app, antes os comunicados só podiam ser criados pelo portal da escola, agora é possível criar e visualizar comunicados também pelo app. 

Vamos ver um exemplo: primeiramente para criar ou visualizar um comunicado, acessamos a opção de “Comunicados” do aplicativo.

Clicando na opção, irá abrir uma tela semelhante a esta. Na parte superior há um campo de pesquisa e um calendário, que você pode usar como filtros para procurar um determinado comunicado que deseje visualizar por exemplo. 

No exemplo do print, estão aparecendo todos os comunicados enviados no dia 29-10, a listagem traz o título dos comunicados, a data, se já foi enviado, qual o tipo e qual foi o funcionário da escola que o enviou. 

Caso eu queira enviar um novo comunicado, pesquisa ou autorização é só clicar no botão vermelho que está na tela, e então posso criar um novo comunicado pelo próprio app. Vamos fazer um como exemplo.

Ao clicar para criar um novo comunicado, a primeira coisa a ser feita é escolher qual é o tipo a ser enviado, trazendo também uma breve explicação de cada um deles. Temos três opções:

– Comunicado: Utilizado para envio de informações, avisos e conteúdos da escola. 

– Pesquisa: Para realizar pesquisas com múltiplas escolhas, possibilita acompanhamento das respostas.

– Autorização: Deve ser usado para solicitar autorizações para os alunos.

Após selecionar qual é o tipo que você deseja criar, vai clicar na setinha para a direita que está na parte superior do aplicativo, destacado em vermelho na imagem ao lado.

Os passos são muito parecidos aos seguidos quando o comunicado é criado pelo portal da escola. 

Primeiramente selecionamos um template, ou seja, um tipo de comunicado que vamos utilizar como modelo na criação do comunicado. 

Em seguida, preenchemos o título do comunicado a ser enviado. 

Após isso, preenchemos a mensagem, ou seja, o conteúdo que queremos que seja enviado aos pais. 

Após feito isso, podemos prosseguir com a criação do nosso comunicado clicando na setinha a direita no menu superior para continuar a criação.

Prosseguindo, agora precisamos definir os destinatários do nosso comunicado, ou seja, quem deve receber o que será enviado. 

É possível selecionar por turma, aluno específico, ou então selecionar para “Enviar para todos”. 

Depois de especificado os destinatários dos comunicados, é só clicar na setinha para a direita para continuarmos o cadastro. 

Podemos aqui adicionar uma foto de capa ao nosso comunicado, para que ele tenha mais destaque ao chegar na timeline dos pais e também agendar o envio, ou seja programar a data e horário que desejamos que o comunicados chegue ao responsáveis. 

Neste caso, foto de capa e agendamento são opcionais, após preenchidos ou não, podemos clicar na setinha para a direita do menu superior, para continuarmos o cadastro do comunicado. 

Nesta tela, temos a opção de adicionar anexos ao comunicado. 

Caso você tenha algum arquivo em pdf que queira adicionar ao comunicado para que os pais possam fazer download pelo app, é possível adicionar por aqui, para adicionar um anexo é só clicar no botão vermelho que irá aparecer sua galeria de documentos para que você possa adicionar o arquivo. 

Feito isso, para prosseguir o cadastro é só clicar na setinha para a direita para continuar.

Por fim, é possível fazer a conferência do que fizemos até agora. 

Conferimos o tipo enviado, data, assunto, mensagem e destinatários. 

Caso tenha notado algum erro ou queira voltar para mudar algo do comunicado, é só clicar na setinha para a esquerda para voltar as telas. 

Caso queira finalizar, temos duas opções:

– Enviar: será enviado imediatamente ao app dos pais a todos os responsáveis que tiverem sido selecionados como destinatários. Para enviar é só clicar no botão de enviar, que está destacado em vermelho na imagem. 

 – Salvar: para salvar clicamos no botão de salvar, que está destacado em laranja na imagem ao lado. Neste caso, usamos para quando já agendamos o envio de um comunicado ou então para quando queremos só manter salvo o comunicado no sistema, mas não enviar aos responsáveis por enquanto. 

Fotos

Clicando na opção de “Fotos”, das opções adicionais do aplicativo, podemos criar álbuns de fotos, adicionar fotos aos álbuns já existentes ou então somente visualizar aqueles que já foram criados. 

Para acessar tais opções clicamos no item de “Fotos”, nas opções adicionais do app.

Aqui, é possível visualizar todos os álbuns já criados pela escola filtrando por data ou pesquisando por algum álbum em específico. 

Clicando sob um álbum já existente, teremos as opções:

– Editar: para editar as informações ou conteúdo do álbum já existente. 

– Excluir: para excluir todo o conteúdo do álbum.

– Cancelar: para voltar a listagem de álbuns. 

Além disso, temos a opção de criar um novo álbum de fotos, para isso clicamos no botão vermelho de adicionar. 

Clicando para realizar a criação de um álbum de fotos, seremos redirecionados para esta tela, onde selecionaremos as fotos que queremos que sejam enviadas por este álbum.

Para adicionar fotos, é só clicar no botão vermelho, ele irá redirecionar você ao armazenamento interno do seu dispositivo onde você pode selecionar as fotos que deseja adicionar ao álbum. 

Após adicionada pelo menos uma foto, teremos mais um botão disponível com três pontos para adicionar mais informações a essas fotos. As opções que teremos ao clicar nele são:

– Adicionar alunos: por aqui vincularemos as fotos selecionadas aos respectivos alunos que desejamos que as recebam. Clicando na opção aparecem disponíveis todas as turmas e alunos que tenho acesso para enviar fotos. 

– Adicionar observação: caso tenha album comentário a fazer sobre uma ou várias fotos, podemos adicionar esse comentário como uma observação a foto por aqui.

– Selecionar todos: caso queira selecionar todas as fotos do álbum para em seguida adicionar alunos ou observações por exemplos, é só utilizar esta opção. 

– Cancelar: para voltar a tela de seleção de fotos. 

Novidade: uma melhoria adicionada é que agora é possível em um mesmo álbum marcar alunos diferentes em cada foto: por exemplo podemos ter uma foto que será enviada para a turma inteira e outra que será enviada a somente um aluno da turma. 

Já adicionou todas as fotos que desejava e marcou os alunos? Então podemos continuar a criação do nosso álbum de fotos, para seguir a próxima etapa clicamos na setinha para a direita no menu superior do aplicativo. 

Ao fazer isso seremos redirecionados a esta tela:

Por aqui, adicionaremos o título do álbum de fotos e qual é a descrição que desejo adicionar ao álbum. 

Preenchido ambos os campos, podemos prosseguir para a próxima etapa. 

Novamente para seguirmos é só clicar na seta para a direita no menu superior do app. 

Continuando, nós então chegaremos a tela de conferência de dados, onde a primeira coisa que devo fazer é adicionar uma foto de capa ao meu álbum de fotos. 

Aqui, selecionamos uma foto de destaque, para que chame atenção dos pais quando este álbum chegar na timeline e eles continuem visualizando as fotos. 

Feito isso, por aqui conseguimos também conferir tudo que fizemos até agora, como o título e descrição escolhidos para o álbum e as fotos que foram adicionadas. 

Quer mudar alguma coisa? É só clicar na setinha para a esquerda no menu superior que você pode voltar os passos. 

Para enviar o álbum de fotos: clicando no botão de enviar, que está destacado em laranja na imagem ao lado, o álbum será enviado.

Para salvar o álbum de fotos: clicamos no botão de salvar que está destacado em vermelho na imagem do lado.  

Feito isso está pronto, criamos o nosso álbum de fotos. 

Tarefas

O item de tarefas é mais uma melhoria que foi adicionada nesta nova versão do app. Agora os professores podem lançar as tarefas pelo aplicativo, e também, corrigir as tarefas, fazendo o controle por dentro do aplicativo de quais alunos entregarem e quais não entregaram as tarefas. 

Para fazer isso, clicamos na opção de “Tarefas” que está nas opções adicionais do menu inferior do app. Clicando na opção você será redirecionado a tela de consultas, onde você pode visualizar quais tarefas tem como data de entrega naquele dia. É possível filtrar essas tarefas por data ou pesquisar por alguma em específico. 

Clicando sob uma tarefa existente, teremos as opções:

– Editar: para editar as informações daquela tarefa. 

– Corrigir*: para marcar os alunos que entregaram e quais não entregaram a tarefa em questão. 

– Excluir: para excluir em definitivo a tarefa criada.

– Cancelar: para voltar a tela de consulta.

*Corrigir:  clicando na opção de corrigir será aberta uma listagem como todos os alunos colocados como destinatários da nossa tarefa. Os que estiverem marcados estará sendo indicado que entregaram a tarefa, os que estiverem com o nome desmarcado que não realizaram. Após feitas as alterações para deixar de forma correta com quais alunos entregaram ou não, é só clicar no símbolo de salvar para salvar a correção. 

E caso queiramos criar uma tarefa pelo app, basta clicarmos no botão vermelho de adicionar e seguir os passos para a criação da tarefa. 

Para criamos uma tarefa o primeiro passo é preenchermos os campos de identificação da nossa tarefa. 

Colocaremos aqui então o título da tarefa, e sua descrição. 

Agora, o que fazemos é selecionar para quem deve ser enviada esta tarefa. 

Aqui aparecerá a listagem de todas as turmas e alunos dos quais o funcionário que está criando a tarefa possui acesso. 

É só marcar aqueles que devem receber a tarefa e em seguida, clicar na setinha para a direita para continuarmos a criação da nossa tarefa.

Nesta tela, temos a opção de adicionar arquivos em anexo. 

Ou seja, os professores podem montar listas de exercícios ou conteúdos de estudo, e enviar como um anexo junto a tarefa a ser entregue.

Aqui, para adicionar um novo anexo é só clicar no botão vermelho e você será redirecionado ao armazenamento interno do seu dispositivo para selecionar o anexo. 

Feito isso, podemos prosseguir o cadastro da tarefa clicando na setinha para a direita para continuar.

Agora, apenas realizamos a conferência dos dados que preenchemos. 

Caso tenha percebido algum erro ou queira alterar alguma informação, é só clicar na setinha para a esquerda, para retornar as telas de cadastros que passamos.

Para salvar: clicamos no botão de salvar, que está destacado em laranja na imagem ao lado, e então a tarefa será somente salva no sistema.

Para enviar: para enviar imediatamente a nossa tarefa, clicamos no botão de enviar, que está destacado em vermelho na imagem ao lado. 

Feito isso, nossa tarefa terá sido, salva ou enviada e já poderemos voltar e consultá-las pela listagem se desejarmos.

Chat

Assim como no portal da escola e na versão anterior do aplicativo, conseguimos visualizar, receber e enviar mensagens pelo aplicativo as mensagens recebidas e enviada tanto pelo chat externo, quanto pelo chat interno. 

Para acessar o chat, clicamos no segundo item no menu inferior do aplicativo. Onde tem um ‘balão’ de conversa desenhado. 

Caso tenhamos alguma mensagem não lida no chat, junto ao ícone terá um número indicando o número de mensagem que possuímos não lida.

Ao clicarmos para entrar no chat, aparecerá uma tela semelhante a esta:

Aparecerá aqui, uma listagem com todos os grupos de chat interno que o funcionário está adicionado, os canais de comunicação que ele pertence, e a listagem de outros funcionários que também possuem acesso ao chat interno. 

Canal de comunicação: um exemplo na imagem é a conversa destacada em vermelho, temos o nome do canal de comunicação destacado, e logo abaixo descrito que é um canal de comunicação:

Grupo: como o exemplo na imagem ao lado destacado em verde, aparecerá o nome do grupo e especificado logo abaixo que se trata de um grupo. 

Funcionário: e por fim, destacado na cor azul, os outros funcionários com acesso ao chat interno. Aparecendo o nome do funcionário em questão e especificando que se trata de um funcionário.

Clicando por exemplo, no canal de comunicação “Cantina” que possui duas mensagens não lidas, entraremos em uma nova tela, que terá toda a listagem de alunos que possuo acesso e posso enviar ou receber mensagens por este canal de comunicação. 

Aqui por exemplo, posso identificar de qual aluno possuo uma mensagem não lida e para qual canal de comunicação essa mensagem foi enviada. 

Além disso, logo abaixo a listagem completa dos alunos que eu tenho a opção de enviar uma mensagem caso queira por exemplo. 

Para acessar qualquer histórico de conversa, é só clicar no aluno que deseja. 

Home

O primeiro item no menu inferior serve para podemos retornar a tela inicial do aplicativo, em qualquer tela que estivermos, caso queira voltar a tela inicial do app, basta clicar na opção de ‘Home’.

Na imagem ao lado, destacado em vermelho o botão de home, utilizado para voltarmos a tela inicial em qualquer momento da nossa execução.

Ajustes

Além de todas as opções que já vimos, temos mais uma opção no aplicativo para acessar a tela de “Ajustes” por ela conseguiremos consultar os apontamentos realizados, visualizar informações do dispositivo, do usuário logado, realizar a sincronização manual do aplicativo e sair. 

Veremos cada uma destas opções.

Primeiramente, para acessar a tela de ajustes, clicamos no símbolo de engrenagem, que está presente no canto direito superior do app. 

Feito isso, seremos redirecionados a tela de ajustes.

Nesta tela conseguiremos primeiramente ver algumas informações cadastrais, como: nome do funcionário que está logado no dispositivo, o usuário que foi utilizado para fazer login e também é possível escolher uma foto de perfil para adicionar ao perfil de funcionário.  

Logo abaixo, conseguimos fazer a conferência de lançamentos, e para isso temos um calendário para filtrar estes apontamentos por data por exemplo. Conseguiremos visualizar o total de lançamentos, quantos temos enviados e quanto temos pendentes e visualizar um a um se assim desejarmos

Rolando esta mesma tela, logo abaixo teremos a opção de “Sincronizar dados”, onde conseguimos fazer a sincronização manual dos dados do app. 

Por exemplo: consigo sincronizar turmas/itens para carregar caso tenham novos itens a carregar ou novas turmas, sincronizar apontamentos, medicamentos, responsáveis, chat e smartgo. 

Para visualizar todas essas opções e escolhermos o que queremos sincronizar é só clicar na opção de “Sincronizar dados”, após ter deixado marcado o que queremos sincronizar, confirmar clicando em “Sincronizar itens”.

Em seguida, podemos definir alguns parâmetros do sistema como por exemplo: definir se quero ou não receber alertas sonoros de medicamentos, ou então se desejo ativar ou desativar a sincronização manual. 

E em seguida algumas informações da escola e do app. Como o período letivo que está sendo usado, a versão atual do app, horário de início e fim do funcionamento da escola. 

Continuando a rolar a tela de ajustes, teremos acesso a algumas informações sobre o dispositivo que está sendo utilizado, e informações sobre a conexão de internet. 

Por fim, temos a opção de “Sair”, para fazer logoff no aplicativo e voltar a tela de login que visualizamos no início.

Enfim, chegamos ao fim!

Agora vimos todas as opções que temos dentro do aplicativo. O lançamento de apontamentos continua da mesma forma, acessando pela tela inicial clicamos no item que queremos fazer o lançamento e seguimos os passos. 

Agradecemos a atenção e desejamos que tenham gostado do novo aplicativo. 

Caso você ainda tenha alguma dúvida, não se preocupe!

Você pode entrar em contato com o nosso suporte pelos seguintes contatos:

Email: suporte@sistemasmartcare.com.br 

Telefone: (11) 4118-3444

Whatsapp: (47) 9210-1450 ou (11) 4118-2960