fbpx
Educação

Novo modelo de escola: Escola Inteligente

Por 8 de março de 2019 março 20th, 2019 Sem comentários

Você já ouviu falar em Escola Inteligente? Sabe o que isso significa?

Uma escola inteligente é bem diferente de uma escola tradicional.

Este é um tipo de escola onde equipamentos e tecnologias avançadas são utilizados para levar o processo educacional adiante.

A ideia principal é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado muito melhor do que de outra forma seria possível.

Nos dias de hoje, o ensino evoluiu de tal forma que se tornou avançado no verdadeiro sentido da palavra. Os métodos antigos já não são tão eficazes ou apreciados como eram antes – Confira o assunto sobre Educação 4.0.

Atualmente, os estudantes querem uma experiência de aprendizado muito mais interativa. Portanto, é isso que uma escola inteligente lhes oferece.

Alguns benefícios das escolas inteligentes:

 

Fácil acesso à informação online

teste seja o maior benefício de uma sala de aula inteligente. Isso ocorre porque essa sala de aula usa muitos dispositivos que têm conexão com a Internet. Graças a todos esses dispositivos, certamente fica mais fácil para os alunos obterem acesso a informações na Internet.

Então, agora, os alunos têm todas as informações de que precisam sobre qualquer assunto que desejarem saber.

Fazendo anotações em um meio digital

Uma das maiores características de uma escola inteligente, certamente, é que os alunos podem fazer suas anotações usando dispositivos digitais.

Desse modo, eles são capazes de economizar uma quantidade significativa de seu tempo de aprendizado também.

Eles não precisam mais carregar todos os cadernos e livros escolares pesados para a aula. Tecnologias como o Google Docs também tornaram muito mais fácil para os professores criarem documentos e apresentações.

Isso pode agregar maior valor à educação de seus alunos.

Uma melhor compreensão dos assuntos da aula por meio de ferramentas digitais

Os alunos aprendem os assuntos das aulas de uma maneira melhor e mais ágil, com apresentações em powerpoint, documentos em word, sessões de áudio e exibições de vídeo.

Eles desempenham, desse modo, um papel importante na transmissão das lições de uma forma que é muito mais compreensível. Às vezes, uma imagem simples é uma substituta boa o suficiente para milhares de palavras.

Uma ótima opção para estudantes que estão ausentes

As aulas das classes inteligentes estão sempre sendo gravadas. Por isso, mesmo que você perca algumas sessões, não precisará se sentir mal.

Isso ocorre porque sempre haverá as gravações de vídeo para o caso de você precisar delas.

Desse modo, você pode assistir aos vídeos e também enviar e-mail aos professores caso você tenha alguma dúvida sobre o mesmo.

Em uma sala de aula tradicional, os alunos sempre acham difícil copiar todas as informações que o professor lhes fornece.

Aprendendo de maneira dinâmica

É de conhecimento geral que nem todos os alunos de uma turma têm o mesmo poder de entender as coisas. No que diz respeito aos estudantes com maior dificuldade de aprendizagem, eles sempre acham difíceis as salas de aula tradicionais.

No entanto, as salas de aula inteligentes – por serem dinâmicas – facilitaram a aprendizagem desses alunos em um ritmo que lhes seja confortável.

É necessário mencionar os conceitos de efeitos visuais que estão sendo usados nessas classes. Esses efeitos tornam a lição inteira muito mais clara e, portanto, beneficiam, principalmente, os alunos com mais dificuldade.

Um ambiente de ensino interativo

As ferramentas digitais são agora parte integrante dessas classes inteligentes. É por isso que o ambiente de ensino aqui pode ser chamado de interativo no sentido mais verdadeiro do termo.

Nele, tanto alunos quanto professores têm papéis definidos a desempenhar.

Esse tipo de aprendizado torna todo o processo muito mais transparente. Melhora a interação entre os alunos e os professores de maneira significativa.

Também melhora o vínculo entre esses indivíduos, porque eles são capazes de se comunicarem fora da escola, com a ajuda de e-mails e mensagens.

Papel sendo substituído por ferramentas digitais

Hoje em dia, há muita ênfase na sustentabilidade ambiental e esta é a razão pela qual a maioria das empresas está aderindo ao não uso do papel.

Ao facilitar a anotação em instrumentos digitais, eles estão criando uma maneira de substituir o uso e o desperdício de papel. Em tal conceito, não há lugar para fotocópias e impressões. Isso também ajuda a reduzir custos.

Pronto para se tornar uma Escola Inteligente?

Com a ajuda da tecnologia disponível nessas classes inteligentes, os alunos realmente têm a chance de aprender com os especialistas de vários assuntos.

Isto é algo que não está disponível nas salas de aula tradicionais, onde são os mesmos professores que cuidam de vários assuntos.

Além de tudo isso, as aulas inteligentes proporcionam aos alunos mais oportunidades de aprendizado, tornando o processo de aprendizado divertido. Ademais, ajudam a aprender novas tecnologias, permitem que eles colaborem com os outros e aprendam. Com isso, suas notas melhoram também.

×