
Por que a Educação Física deve estar presente no ambiente escolar já nas fases iniciais da educação básica? Qual a sua contribuição para a formação das crianças?
No post de hoje discutimos a importância dessa disciplina e os seus benefícios para os pequenos.
O papel da Educação Física na escola
Embora a Educação Física seja constantemente associada a prática esportiva ou a atividades de condicionamento físico como musculação e corridas, por exemplo, essa área do conhecimento envolve diversas outras questões e uma delas é a sua integração com o contexto da educação básica.
No ambiente escolar ela destina-se, principalmente, a promover o desenvolvimento motor das crianças, por meio de práticas lúdicas como jogos e brincadeiras.
Além disso, aspectos cognitivos, sociais e afetivos são também trabalhados.
Ainda, uma das principais contribuições das aulas de Educação Física é que, por meio delas, os alunos são motivados a participarem e a ampliarem o gosto pela prática física.
Esse despertar para o movimento corporal, junto ao desenvolvimento de capacidades físicas, é essencial na atual sociedade tecnológica.
Afinal, as crianças passam cada vez mais horas diante de computadores, tablets ou celulares.
Destacamos que a conduta sedentária torna-se, inclusive, um risco a saúde delas, pois predispõe a uma série de doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, ansiedade e depressão.
A atividade física na primeira infância
O interesse dos processos educacionais, de forma geral, durante a primeira infância é proporcionar a maior quantidade possível de experiências às crianças.
Assim elas começam a conhecer a si mesmas e ao mundo enquanto desenvolvem-se nas esferas psicológica, biológica, social e cognitiva.
Por isso, a prática de atividade física nesse contexto é orientada para a descoberta:
- do próprio corpo;
- dos movimentos corporais;
- das capacidades físicas como força e resistência;
- das habilidades motoras como coordenação, locomoção e manipulação;
- da orientação no espaço e no tempo.
Mas além de tudo isso, as aulas de Educação Física colaboram para a sociabilização das crianças, pois promovem brincadeiras nas quais elas são incentivadas a:
- trabalhar em equipe;
- respeitar os colegas;
- perceber os seus limites e o dos outros;
- cooperar para atingir objetivos.
E, ainda, como qualquer prática que incentiva a autodescoberta, a atividade realizada nessas aulas estimula o desenvolvimento da identidade individual do educando. Afinal, este adquire ferramentas para se expressar eficientemente pela linguagem corporal.
Vale reforçar que o professor precisa planejar suas aulas de maneira organizada e orientada para as crianças com as quais está trabalhando.
A realidade delas deve ser a pauta, pois só assim os conteúdos abordados adquirem significado e o processo é efetivo.
E como na primeira infância o desenvolvimento ocorre rapidamente, o educador precisa montar suas intervenções adequadas a cada faixa etária, para que os alunos consigam realizar as atividades e sintam-se capazes e autônomos.
Os benefícios das aulas de Educação Física
Conforme indicamos anteriormente, a Educação Física nessa fase desperta o gosto pela atividade corporal e pelo movimento, previne a perpetuação de condutas sedentárias, promove a socialização dos alunos e desenvolve competências motoras.
Mas podemos citar mais alguns outros benefícios que reforçam a importância dessa disciplina na escola. Por exemplo:
- estimula a competição de forma saudável;
- amplia a consciência corporal;
- desenvolve habilidades de concentração e organização;
- aumenta competências como paciência e resiliência;
- promove a construção da identidade;
- reforçar valores sociais;
- propicia o uso da imaginação e da criatividade;
- permite a melhora nos processos comunicativos.
Ou seja, é mais uma maneira de preparar as crianças para agirem em sociedade, conhecendo-se melhor e sabendo como agir no mundo.
Se você gostou do conteúdo de nosso post, compartilhe com os amigos!