fbpx
Educação

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações na educação infantil

Por 23 de agosto de 2019 março 13th, 2020 Sem comentários

Como trabalhar esse Campo de Experiência em sala de aula? 

Espaço

crianças pequenas devem desenvolver habilidades em termos de espaço. É importante que essas crianças entendam as propriedades dos espaços, por meio de pontos de referência, direção, área. Embora muito se pense em usar mapas, mas a utilização de jogos como “mapa do tesouro” pode auxiliar crianças a terem uma noção mais espacial, não somente em duas direções. 

Tempo

não é um conceito fácil, uma vez que é algo abstrato, sem a possibilidade de se tocar e se sentir. Mas a organização de rotina, com diferentes atividades, cada uma tendo início e fim pode ajudar. 

Além disso, a utilização de música em um dia da semana também auxilia. Com a música, as crianças podem aprender sobre ritmo e compassos. É importante mostrar a criança quais são os dias da semana e quais serão as atividades de cada um dos dias. A criança vai, aos poucos, incorporando os conceitos de dias, horas, semanas, meses. 

Outra opção é sempre contar os dias para festas importantes, como aniversário das crianças ou datas festivas como Páscoa ou férias. 

Quantidades

o sentido numérico e aprender sobre números deve iniciar em tenra idade, com a quantificação de objetos, crianças em sala de aula, biscoitos ou frutas para comer, etc. A matemática está presente diariamente e deve ser inserida também na rotina infantil, de maneira suave mas persistente. 

O lúdico pode sempre estar presente, com o educador criando brincadeiras nas quais as quantidades numéricas estarão presentes e sendo mais fácil ensinar por meio de brincadeiras do que somente passando os conceitos em sala de aula.

É mais fácil pegar um pacote de biscoito, com 20 biscoitos e dividir entre 2 alunos, depois entre 5, depois entre 10 e depois entre 20, para que as crianças aprendam os números e ter o senso de divisão. E depois comer junto com as crianças. O jogo de dominó também pode ser bastante útil. 

Jornada BNCC Objetivos de Aprendizagem com Janaina Spolidorio

Relações

entre coisas, pessoas e conceitos. O relacionamento com o educador, como as pessoas trabalham, a relação entre a folha de uma árvore e o caule, são todos exemplos que podem ser trabalhados. 

Transformações

o estabelecimento de uma horta, ou apenas do feijão no algodão permite aos alunos a visualização de transformação. 

Conclusão

há inúmeras formas que o educador pode trabalhar esse Campo, com criatividade em sala de aula. 

Competências socioemocionais