fbpx
BNCC

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações BNCC na educação infantil

Por 23 de agosto de 2019 fevereiro 1st, 2021 Sem comentários
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações na BNCC

É incrível como esta enriquecedora experiência sensorial da BNCC que trabalha os espaços, tempos, quantidades, relações e transformações contribui para a educação infantil.

Não apenas na educação, mas bem como na vivência diária do aluno, contribuindo para o seu desenvolvimento, o seu bem-estar e também para o crescimento e experiências deste aluno.

Como trabalhar esse Campo de Experiência em sala de aula? 

Espaços

Crianças pequenas devem desenvolver habilidades em termos de espaço.

É importante que essas crianças entendam as propriedades dos espaços, por meio de pontos de referência, direção, área.

Embora muito se pense em usar mapas, mas a utilização de jogos como “mapa do tesouro” pode auxiliar crianças a terem uma noção mais espacial, não somente em duas direções. 

Tempos

Não é um conceito fácil, uma vez que é algo abstrato, sem a possibilidade de se tocar e se sentir.

Mas a organização de rotina, com diferentes atividades, cada uma tendo início e fim pode ajudar. 

Além disso, a utilização de música em um dia da semana também auxilia. Com a música, as crianças podem aprender sobre ritmo e compassos.

É importante mostrar a criança quais são os dias da semana e quais serão as atividades de cada um dos dias.

A criança vai, aos poucos, incorporando os conceitos de dias, horas, semanas, meses. 

Outra opção é sempre contar os dias para festas importantes, como aniversário das crianças ou datas festivas como Páscoa ou férias. 

Quantidades

O sentido numérico e aprender sobre números deve iniciar em tenra idade, com a quantificação de objetos, crianças em sala de aula, biscoitos ou frutas para comer, etc.

A matemática está presente diariamente e deve ser inserida também na rotina infantil, de maneira suave mas persistente. 

O lúdico pode sempre estar presente, com o educador criando brincadeiras nas quais as quantidades numéricas estarão presentes e sendo mais fácil ensinar por meio de brincadeiras do que somente passando os conceitos em sala de aula.

É mais fácil pegar um pacote de biscoito, com 20 biscoitos e dividir entre 2 alunos, depois entre 5, depois entre 10 e depois entre 20, para que as crianças aprendam os números e ter o senso de divisão.

E depois comer junto com as crianças. O jogo de dominó também pode ser bastante útil. 

Jornada BNCC Objetivos de Aprendizagem com Janaina Spolidorio

Relações

Entre coisas, pessoas e conceitos.

O relacionamento com o educador, como as pessoas trabalham, a relação entre a folha de uma árvore e o caule, são todos exemplos que podem ser trabalhados. 

Transformações

O estabelecimento de uma horta, ou apenas do feijão no algodão permite aos alunos a visualização de transformação. 

Conclusão

Há inúmeras formas que o educador pode trabalhar esse Campo do Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações, da BNCC, com criatividade em sala de aula, é possível realizar atividades incríveis e enriquecedoras. 

Como você trabalhado este campo em suas atividades?

Busque procurar referências e inovar, pensando sempre na evolução contínua do aprendizado de seus alunos.

Confira aqui também o conteúdo da BNCC sobre o Corpo, gestos e movimentos na educação infantil.