fbpx
Educação

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações na educação infantil

Por 23 de agosto de 2019 setembro 3rd, 2019 Sem comentários

Como trabalhar esse Campo de Experiência em sala de aula? 

Espaço: crianças pequenas devem desenvolver habilidades em termos de espaço. É importante que essas crianças entendam as propriedades dos espaços, por meio de pontos de referência, direção, área. Embora muito se pense em usar mapas, mas a utilização de jogos como “mapa do tesouro” pode auxiliar crianças a terem uma noção mais espacial, não somente em duas direções. 

 

Tempo: não é um conceito fácil, uma vez que é algo abstrato, sem a possibilidade de se tocar e se sentir. Mas a organização de rotina, com diferentes atividades, cada uma tendo início e fim pode ajudar. 

 

Além disso, a utilização de música em um dia da semana também auxilia. Com a música, as crianças podem aprender sobre ritmo e compassos. É importante mostrar a criança quais são os dias da semana e quais serão as atividades de cada um dos dias. A criança vai, aos poucos, incorporando os conceitos de dias, horas, semanas, meses. 

 

Outra opção é sempre contar os dias para festas importantes, como aniversário das crianças ou datas festivas como Páscoa ou férias. 

 

Quantidades: o sentido numérico e aprender sobre números deve iniciar em tenra idade, com a quantificação de objetos, crianças em sala de aula, biscoitos ou frutas para comer, etc. A matemática está presente diariamente e deve ser inserida também na rotina infantil, de maneira suave mas persistente. 

 

O lúdico pode sempre estar presente, com o educador criando brincadeiras nas quais as quantidades numéricas estarão presentes e sendo mais fácil ensinar por meio de brincadeiras do que somente passando os conceitos em sala de aula.

 

É mais fácil pegar um pacote de biscoito, com 20 biscoitos e dividir entre 2 alunos, depois entre 5, depois entre 10 e depois entre 20, para que as crianças aprendam os números e ter o senso de divisão. E depois comer junto com as crianças. O jogo de dominó também pode ser bastante útil. 

 

Relações: entre coisas, pessoas e conceitos. O relacionamento com o educador, como as pessoas trabalham, a relação entre a folha de uma árvore e o caule, são todos exemplos que podem ser trabalhados. 

 

Transformações: o estabelecimento de uma horta, ou apenas do feijão no algodão permite aos alunos a visualização de transformação. 

 

Conclusão: há inúmeras formas que o educador pode trabalhar esse Campo, com criatividade em sala de aula. 

 

×