
Como trabalhar esse Campo de Experiência em sala de aula?
Espaço
crianças pequenas devem desenvolver habilidades em termos de espaço. É importante que essas crianças entendam as propriedades dos espaços, por meio de pontos de referência, direção, área.
Embora muito se pense em usar mapas, mas a utilização de jogos como “mapa do tesouro” pode auxiliar crianças a terem uma noção mais espacial, não somente em duas direções.
Tempo
não é um conceito fácil, uma vez que é algo abstrato, sem a possibilidade de se tocar e se sentir.
Mas a organização de rotina, com diferentes atividades, cada uma tendo início e fim pode ajudar.
Além disso, a utilização de música em um dia da semana também auxilia. Com a música, as crianças podem aprender sobre ritmo e compassos.
É importante mostrar a criança quais são os dias da semana e quais serão as atividades de cada um dos dias.
A criança vai, aos poucos, incorporando os conceitos de dias, horas, semanas, meses.
Outra opção é sempre contar os dias para festas importantes, como aniversário das crianças ou datas festivas como Páscoa ou férias.
Quantidades
o sentido numérico e aprender sobre números deve iniciar em tenra idade, com a quantificação de objetos, crianças em sala de aula, biscoitos ou frutas para comer, etc.
A matemática está presente diariamente e deve ser inserida também na rotina infantil, de maneira suave mas persistente.
O lúdico pode sempre estar presente, com o educador criando brincadeiras nas quais as quantidades numéricas estarão presentes e sendo mais fácil ensinar por meio de brincadeiras do que somente passando os conceitos em sala de aula.
É mais fácil pegar um pacote de biscoito, com 20 biscoitos e dividir entre 2 alunos, depois entre 5, depois entre 10 e depois entre 20, para que as crianças aprendam os números e ter o senso de divisão.
E depois comer junto com as crianças. O jogo de dominó também pode ser bastante útil.
Relações
Entre coisas, pessoas e conceitos. O relacionamento com o educador, como as pessoas trabalham, a relação entre a folha de uma árvore e o caule, são todos exemplos que podem ser trabalhados.
Transformações
o estabelecimento de uma horta, ou apenas do feijão no algodão permite aos alunos a visualização de transformação.
Conclusão
há inúmeras formas que o educador pode trabalhar esse Campo, com criatividade em sala de aula.