fbpx
Educação

Escuta, fala, pensamento e imaginação na educação infantil

Por 21 de agosto de 2019 setembro 3rd, 2019 Sem comentários

Como é possível estimular os alunos a desenvolverem mais em sala de aula? 

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define Campos de Experiência que podem ser desenvolvidos em sala de aula. 

 

O objetivo é justamente ter uma proposta pedagógica que não foque somente no conteúdo, mas sim no desenvolvimento de competências pelos alunos. 

 

O que envolve esse Campo de Experiência? 

O objetivo é desenvolver a forma de comunicação da criança, favorecendo seu desenvolvimento, com a consolidação da imaginação e do pensamento.

 

Desta forma, atividades que priorizam o lúdico devem ser sempre incentivadas e presentes no cotidiano da escola, sempre focando a alfabetização, envolvendo a fala, a escrita e a leitura. 

 

Como esse Campo de Experiência pode ser exercitado em sala de aula? 

Permitir que a criança dê sua opinião e expresse seus desejos, seja de forma oral ou escrita, bem como por meio de atividades de desenho, colagens e jogos. 

 

Se uma criança não quer participar de uma atividade, deixe-o explicar por que, sem punição. A própria criança perceberá que, muitas vezes, não participar de uma atividade com colegas em sala de aula, por birra, causa mais descontentamento a ele. 

 

Mas é de fato importante permitir que a criança diga porque não quer participar de algo em sala de aula.  Que a sala de aula seja sempre um espaço seguro para a criança se manifestar. 

 

Quando há possibilidade de escolha de livros para leitura, permita que o aluno escolha o que mais gosta. A leitura deve ser incentivada desde cedo e se o aluno tiver a liberdade de poder escolher quais livros gostaria de ler, a atividade torna-se sempre mais prazerosa a ele. Estimular, inclusive, o recontar de histórias, o que permitirá o aluno contar algo que leu com as suas palavras e do seu jeito. 

 

Produzir histórias, junto com as crianças é outra forma de trabalhar bem esse Campo de Experiência. Os alunos podem juntos criar histórias e pequenos livros, com desenhos. 

Livros de colorir também são boas alternativas, pois estimulam o desenvolvimento da coordenação, além de permitirem à criança a utilização da imaginação. 

 

Conclusão: A Educação Infantil tem como desafios permitir que a criança saia dela com algumas competências como leitura e escrita, bem como conseguir se expressar o melhor possível. O educador tem papel fundamental em estimular, em sala de aula, bons hábitos de leitura, estímulo à imaginação e que a criança encontre ali um ambiente saudável para se expressar. 

 

×