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Pais e Escola

Quais as barreiras para o envolvimento dos pais na escola?

By 8 de março de 2019 março 20th, 2019 No Comments

Quais as barreiras para o envolvimento dos pais na escola?

Muitas vezes, o envolvimento dos pais na escola não é enfatizado pelos Centros de Educação Infantil por pensarem que não podem.

Mas muita coisa é apenas percepção. Os professores pensam que as famílias não querem se envolver quando, na verdade, as famílias não sabem como se envolver.

Por outro lado, os pais hesitam em se envolverem porque não têm tempo extra. Outro motivo é achar que não sabem se comunicar com as professoras adequadamente.

Porém, o maior problema é a desconexão entre o CEI e as famílias.

O que impede o envolvimento dos pais na escola? E qual a importância disto?

Os pais acreditam que não são bem-vindos. Isso ocorre em parte devido à sua própria história de educação. Muitas vezes, ele tiveram uma experiência menos satisfatória com sua própria escola. Portanto, não sentem que estão garantido uma boa experiência para eles e para os seus filhos.

Uma análise recente de opinião pública, realizada por uma organização de pesquisa nos Estados Unidos, a Public Agenda, descobriu que 65% dos professores dizem que seus alunos se sairiam melhor na escola se seus pais estivessem mais envolvidos. Além disso, 72% cujos pais não estão envolvidos, às vezes, ficam muito mais deprimidos na escola.

Como as escolas podem promover o envolvimento dos pais?

As escolas bem sucedidas, com pais mais envolvidos, vão além das definições estreitas do envolvimento. Eles não contam apenas o número de pais que participam do jantar beneficente da escola ou voluntários na feira de livros.

Eles não se concentram em requisitos, como ter mais pais para assinar os relatórios ou confirmar doações.

Em vez disso, eles começam com a crença de que o sucesso do aluno é um interesse compartilhado tanto da escola como da família. Por isso, envolvem os pais como parceiros no processo de aprendizagem. Em seguida, identificam caminhos concretos para que a parceria seja duradoura.

Melhorar a comunicação

A comunicação eficaz certamente exige um fluxo de informação bidirecional.

A maioria das escolas desenvolve estruturas eficientes para obter informações – como boletins informativos e sites. Porém, poucas nem desenvolvem estruturas semelhantes para garantir que o feedback dos pais seja solicitado.

Para algumas escolas, melhorar a comunicação envolve tecnologia, como mensagens de e-mail e aplicativos.

Como exemplo, através do SmartBaby os pais podem usar o sistema para ver mensagens dos professores sobre o que está acontecendo nas aulas de seus filhos e, igualmente, acessar as atividades, as fotos e os registros das alimentações, entre outros.

Outras escolas tentam ver o envolvimento dos pais através dos seus olhos. Desse modo, elas realizam, por exemplo, reuniões e oficinas com os pais em um Centro Familiar no local onde moram.

Naturalmente, o uso de qualquer estratégia deve ser adaptado ao público da escola.

Se as famílias não têm acesso confiável à internet, então o e-mail não funcionará. A linha de fundo para as escolas é comunicar usando estratégias que transmitem o que é importante. Dessa forma, a comunicação pode ser recebida pelos pais e famílias.

Ensino compartilhado

Sabemos que uma coisa que impede os pais de se envolverem é o desconforto com as escolas. E esse desconforto geralmente decorre de pais que não sabem como se envolver.

As escolas que tem um compromisso com o envolvimento dos pais assumem o papel de ajudá-los. Os benefícios para os alunos são comprovados:

Uma pesquisa recente descobriu que as atividades de leitura entre pais e filhos produzem uma melhoria significativa na linguagem das crianças e habilidades de leitura da pré-escola até o ensino médio.

Outro estudo descobriu um forte efeito positivo sobre a realização dos alunos quando os pais os ajudam a fazer as atividades em casa.

Muitas escolas usam oficinas e outros programas escolares para ajudar os pais a aprenderem o que acontece nas salas de aula. Um exemplo: os pais vão para a escola primária e lêem com seus filhos. Além disso, falam com os professores sobre estratégias de leitura.

Mesmo estratégias tradicionais de envolvimento apresentam oportunidades de ensino. Enviar para casa uma “pasta de trabalho semanal” é um passo positivo. Porém, fornecer aos pais informações específicas sobre o que procurar no trabalho do aluno vai um passo além na comunicação do que é importante.

Os pais são os parceiros mais importantes na educação de uma criança e as escolas podem colher grandes dividendos capitalizando seu apoio.

Para ser preciso, tais relacionamentos requerem muito trabalho por ambos: os educadores e os pais.

Embora o sucesso não venha fácil, as recompensas são muito grandes. A escola deve manter um relacionamento bem sucedido e eficiente com os pais.