fbpx
Educação

Competências BNNC – A Empatia e a cooperação na prática

Por 6 de setembro de 2019 Sem comentários
empatia e cooperação BNCC

Como os alunos podem desenvolver a empatia e a cooperação por meio do ensino?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece 10 competências que devem ser desenvolvidas durante o Ensino Básico, dentre elas a Empatia e Cooperação.

De acordo com a BNCC, essa competência significa exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento, valorização da diversidade de indivíduos e grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 

O que essa competência implica?

Procura estabelecer as posturas que o indivíduo pode ter em situações de conflito ou em relação ao outro.

Aborda a compreensão, a solidariedade, o diálogo, respeitando a diversidade social, política, econômica e a ausência de preconceitos.

Em uma sociedade tão diversificada quanto hoje, é imperativo que os docentes consigam abordar esses temas de forma clara. 

Como o docente pode abordar essa competência em sala de aula?

A competência da empatia e da colaboração pode ser abordada de diversas formas em sala de aula e abordando diferentes matérias.

Em uma aula de História, por exemplo, em que se aborde guerras, é possível estabelecer como guerras surgem pela ausência de empatia e compreensão da realidade de outros países e que a falta de diálogo e o “não ceder”, aliados a interesses econômicos, muitas vezes, leva a guerras com enormes impactos sociais.

É importante ressaltar a convivência de diferentes grupos para estabelecimento da paz em sociedade. 

A cooperação pode ser abordada em diferentes trabalhos de equipe, nos quais ficará claro que não estamos sozinhos e nem vivemos isoladamente em sociedade, por isso, essa competência deve ser abordada e incentivada. 

Conclusão

A empatia e a cooperação devem estar presentes na vida dos alunos, fora do âmbito escolar. Assim, a escola pode e deve incentivar essas competências em sala de aula. 

Confira também o nosso artigo sobre a competência do Conhecimento, onde fazemos uma abordagem bem bacana sobre o assunto e temos certeza que você poderá gostar.

×