
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017 , já está sendo utilizada em diversas instituições do ensino do país.
E até 2020 espera-se que seja implementada em todas as escolas da educação básica.
Mas você sabe o que ela traz de novo em relação a etapa da educação infantil?
A seguir explicamos as principais mudanças que devem ser conhecidas pelos professores de crianças entre 0 e 5 anos de idade.
A BNCC e as mudanças na educação infantil
Dentre os objetivos da BNCC destacam-se: ampliar o acesso à educação no Brasil, bem como orientar professores e demais profissionais da área sobre as ações a serem realizadas no ambiente escolar.
Sobre a educação infantil, notadamente, existem algumas novidades que alteram a forma de olhar para o processo ensino-aprendizagem característico dessa etapa. São elas:
- os direitos de aprendizagem;
- os campos de experiência;
- a alteração da nomenclatura e dos grupos etários;
- a preocupação com a transição entre os níveis infantil e fundamental.
A partir do primeiro tópico o professor compreende que as crianças vão para a escola para serem educadas, e não apenas cuidadas.
Por isso, elas possuem seis direitos básicos: conviver, brincar, explorar, expressar, participar e conhecer-se.
Ao final da etapa da educação infantil, portanto, espera-se que as crianças tenham adquirido competências essenciais para a entrada no ensino fundamental, uma vez que tais direitos lhe foram garantidos.
Além disso, outro importante tema apresentado pela nova BNCC é o da transição para o ensino fundamental.
Sem dúvida alguma esse é um momento ao qual os alunos precisam se adaptar gradualmente.
Consequentemente, cabe aos professores – nesse caso do ensino fundamental I –, respeitarem a individualidade de cada criança, ao mesmo tempo que entendem as especificidades da educação infantil, às quais os alunos estavam acostumados.
Os campos de experiência e os objetivos de aprendizagens
Na sequência, abordamos o tópico dos campos de experiência, uma vez que eles permitem ao professor construir práticas voltadas para o desenvolvimento das habilidades e aprendizagens essenciais referentes a cada faixa etária.
A BNCC de 2017 traz, nesse sentido, uma nova nomenclatura e definição de grupos. Para cada um destes, os objetivos de aprendizagens são distintos e estão relacionados com as características das fases do desenvolvimento infantil.
Abaixo mostramos quais são esses grupos:
- 0 a 1 ano e 6 meses – bebês;
- 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses – crianças bem pequenas;
- 4 anos a 5 anos e 11 meses – crianças pequenas.
Portanto, o educador precisa estar atento as especificidades de cada faixa etária e preocupar-se em atingir os objetivos relacionados a ela.
Ao orientar-se pelos princípios e práticas apresentados em cada campo de experiência da BNCC é possível verificar detalhadamente o que é mais adequado para cada grupo.
O papel do professor na educação infantil
E antes de finalizar, queremos ressaltar que a forma de atuação dos professores da educação infantil muda com as novas abordagens da BNCC.
Isto porque segundo o documento, o educador torna-se um mediador do conhecimento.
Citamos na sequência as características necessárias ao profissional da educação infantil:
- gostar e dispor-se a aprender a todo momento;
- observar e escutar atentamente as crianças;
- saber estimular os alunos por meio de práticas motivadoras;
- entender e valorizar as diferenças;
- manter uma relação favorável com a família do educando;
- ampliar seus conhecimentos por meio da interdisciplinaridade.
Além disso, estudar e entender os processos do desenvolvimento infantil torna-se primordial para uma prática mediadora eficiente, pautada na diversidade de experiências, capazes de atingir os objetivos de aprendizagens definidos pela BNCC.