
O que é a Educação 4.0?
De um modo geral, podemos afirmar que a Educação 4.0 é um novo modelo de escola.
Esse modelo possui um pensamento que incentiva, primordialmente, o raciocínio não tradicional quando se trata de transmitir educação.
A Educação 4.0 usa ferramentas e recursos baseados em tecnologia a fim de impulsionar a educação de maneiras não tradicionais.
Isso significa que os alunos não estão mais nas salas de aula tradicionais, aprendendo com professores que usam apenas livros, canetas e documentos.
Ao invés disso, você pode ter alunos remotos que acessam suas salas de aula usando a Internet, por meio de cursos on-line massivos ou bate-papo por vídeo.
Com isso, eles aprendem materiais mais dinâmicos, por meio de colegas que podem ou não estar aprendendo no mesmo ritmo que o seu.
A Educação 4.0 foi inserida como uma resposta à Indústria 4.0, conhecida também como a quarta revolução industrial.
A Indústria 4.0 viu um aumento acentuado no uso de ferramentas de tecnologia e comunicação baseadas na Internet em todos os setores.
Muitos outros setores responderam a essa mudança na forma de fazer negócios e de se relacionar.
Com o ecossistema educacional não foi diferente.
O objetivo é criar profissionais treinados e qualificados, prontos para um mundo de trabalho altamente globalizado e digital.
Qual a importância da Educação 4.0 hoje?
Cada vez mais, pesquisas nos mostram que a educação deve acompanhar o mundo para o qual está educando os alunos.
Desse modo, eles terão um futuro seguro e financeiramente viável.
Esse novo método de educação garante que a experiência de ensino seja semelhante à experiência de trabalho, enquanto cria um ambiente parecido para ambos, por meio do uso de tecnologias e ferramentas.
Portanto, uma abordagem mais realista e prática para a aprendizagem, resultando em excelentes resultados no intelecto dos alunos.
É importante acompanhar o mundo em mudança.
Esta é a abordagem que vem sendo implementada em instituições educacionais em todo o mundo e em todas as fases do ensino.
A pesquisa também mostra que o aumento da personalização na educação leva a melhorias na aprendizagem dos alunos.
Assim sendo, a Educação 4.0 possibilita esse aprendizado personalizado.
Isso ocorre porque são utilizadas algumas ferramentas. Essas são: sistemas de gerenciamento de escolas inteligentes, software de gerenciamento de aprendizado, ferramentas de comunicação etc.
Tudo isso para ajudar no ensino e na gestão escolar.
O resultado é um entendimento mais rápido e, principalmente, um maior aprendizado de diversos materiais que realmente interessam aos alunos, além de mais especialização e melhor recordação do que foi apresentado.
Isso também significa que os alunos têm uma vantagem inicial em se tornar especialistas naquilo em que estão interessados.
E, para os docentes, a Educação 4.0 faz com que se sintam mais empoderados e sejam melhores em seus trabalhos.
Inegavelmente, haverá a melhora dos resultados de aprendizado dos alunos.
Como a Educação 4.0 beneficia a gestão escolar?
A Educação 4.0 não é apenas para professores, educadores e alunos.
Além destes, a equipe de gestão e a equipe não-educacional, como os administradores, também podem se beneficiar.
Essas vantagens ocorrem, principalmente, porque a Educação 4.0 é construída em torno do uso otimizado de ferramentas e recursos impulsionados pela tecnologia.
Essas ferramentas, como os sistemas de gestão escolar, são construídas para tornar o funcionamento das instituições educacionais mais eficientes, além de reduzir o ônus trabalhista e financeiro do pessoal administrativo já sobrecarregado.
Aliás, esta nova fase da educação permite que esses colaboradores eliminem o peso de processos cansativos e propensos a erros e, em vez disso, se concentrem naquilo em que são melhores.
Certamente, tudo isso afeta de maneira positiva os resultados de aprendizado dos alunos.
Ademais, a equipe administrativa torna-se capaz de se concentrar melhor no apoio às suas necessidades.
Anteriormente, essa equipe acabava por se distrair, pois tinha que apagar incêndios acionados devido a ineficiências no sistema.