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Educação

Diferença entre Montessori e Educação Infantil Tradicional

By 8 de março de 2019 março 21st, 2019 No Comments

Diferença entre Montessori e Educação Infantil Tradicional

Você sabe qual é a diferença entre Montessori e os métodos de educação tradicional?

Hoje vamos falar sobre alguns métodos de ensino. A começar pelo método Montessori e fazendo uma análise com a educação tradicional e como as escolas podem trabalhar isso em seu dia a dia e apresentar aos pais em tempo real todas as vantagens do método aplicado.

Se você é novo na educação Montessori, certamente a primeira pergunta que você pode fazer é “o que faz a Montessori ser diferente?”

Na verdade, a resposta para essa pergunta pode ser muito ampla! Então, no esforço de tornar as informações mais fáceis e objetivas, separamos algumas diferenças:

Diferença entre Montessori e Educação Infantil Tradicional

O ambiente preparado

As salas de aula Montessori são preparadas com antecedência, com base nas observações das necessidades individuais dos alunos de Montessori e de Educação Tradicional.

Desse modo, elas incluem aulas e atividades centradas no aluno. As salas de aula tradicionais são baseadas em lições ou então em atividades centradas no professor.

Ativo vs. Passivo

Aulas de Montessori são mais ativas. Sendo assim, os alunos descobrem informações por si mesmos.

As aulas escolares tradicionais costumam ser transmitidas aos alunos que ouvem passivamente, memorizam e fazem testes.

Sem interrupções

Na sala de aula Montessori, as crianças trabalham o quanto for necessário, desse modo as interrupções são evitadas sempre que possível.

As limitações de tempo são estabelecidas por cronogramas e planos de aula, nas  salas de aula tradicionais.

O papel dos professores

Professores Montessori atuam como guias e consultores para os alunos em uma base individual. Sendo assim, eles ajudam a cada criança ao longo de seu próprio caminho de aprendizagem.

Já na Educação Tradicional, o ritmo e a ordem de cada lição são predeterminados. O professor deve entregar a mesma aula, no mesmo ritmo, na mesma ordem, para todos os alunos.

Grupos etários e níveis de notas

Nas escolas Montessori, os “níveis de notas” são flexíveis e determinados pelo alcance de desenvolvimento da criança, ou seja, 0-3, 3-6, 6-9, 9-12, 12-15 e 15-18 anos de idade.

Nas escolas tradicionais, os níveis de ensino não são flexíveis e estritamente definidos por idade cronológica dentro de um período de doze meses.

Entre no ritmo

O ritmo de esforço de cada criança é respeitado e incentivado na sala de aula Montessori.

Já as salas de aula tradicionais esperam que todas as crianças trabalhem no mesmo ritmo.

Auto-estima auto-suficiente

Montessorianos entendem que a auto-estima da criança vem de um sentimento interno de orgulho em suas próprias realizações.

Nas salas de aula tradicionais, acredita-se que a auto-estima provenha de julgamento e validação externos.

Para o amor da aprendizagem

O método Montessori destina-se a apelar para a fome inata de conhecimento da criança. Sendo assim, as crianças aprendem a amar o aprendizado.

Os métodos tradicionais concentram-se no desempenho e nas notas padronizadas dos testes. Então, as crianças aprendem porque é obrigatório ou porque precisam avançar nas séries.

Mudar é bom

O Método Montessori foi criado por Maria Montessori e é baseado em uma vida inteira de estudo e observação com relação à maneira como as crianças realmente aprendem.

O que você acha? Qual método de ensino a sua escola pratica e como todo esse processo de aprendizagem é apresentado aos pais?

Com o aplicativo SmartBaby, todo o processo diário do aluninho é mostrado aos pais e responsáveis em tempo real. Sendo assim, eles possam acompanhar de perto as vantagens do método que a escola aplica.