fbpx
Pais e Escola

Dia dos professores em um ano atípico

Por 15 de outubro de 2020 outubro 20th, 2020 Sem comentários
Imagem para o dia do professor

Nesta quinta-feira (15) comemoramos o Dia do Professor. O que poucos sabem é que essa data vem sendo dedicada aos docentes desde 1947, quando, em uma pequena escola de São Paulo, quatro professores tiveram a ideia de fazer um dia de confraternização para sair da rotina e falar sobre as demandas do ano letivo.

A celebração foi um sucesso e espalhou-se pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Comemorado anualmente desde então, aqueles que estão acostumados com abraços, beijos, homenagens em sala de aula e presentes como forma de agradecimento pelo trabalho prestado vão sentir grande diferença nesse ano.

Não dá pra negar que esse 15 de outubro vai ser mais triste. Nesse ano tão atípico para todos, os professores estão enfrentando um dos seus maiores desafios: Lecionar a distância. Através de telas de computadores, tablets ou celulares, esses guerreiros se reinventam para manter a qualidade de ensino tão essencial para a sociedade.

Foi preciso que gravassem aulas e as transmitissem através de recursos digitais, para que os alunos assistissem em casa a apresentação dos conteúdos, sendo que muitos desses profissionais não sabiam como usar a tecnologia e precisaram aprender em pouco tempo.

Leia mais: O professor no processo de adaptação da criança no primeiro dia de aula

Precisaram passar atividades, ajudar os pais a incentivar seus alunos a prestar atenção e realizar as tarefas, elaborar estratégias, orientá-los e tirar dúvidas…

…Eles precisaram passar por cima da saudade de ter uma sala de aula cheia de alunos e se acostumar com o silêncio em sua volta.

Professores precisam se adaptar ao mundo pós pandemia

A importância da docência tem se mostrado cada vez mais inquestionável, já que é um dos pilares da educação e contribui com a construção do futuro.

Nesse momento que o mundo enfrenta, são os professores os responsáveis pela árdua tarefa de desenvolver as habilidades de cada aluno de forma remota.

Além de todos os desafios já enfrentados nesse ano, o mais difícil ainda está por vir: o retorno as aulas e a nova forma de ensino, que não será mais o mesmo. Serão os professores os responsáveis por modificar a educação e reinventar mais uma vez a forma de lecionar.

Por isso, comemorar o dia dos professores e homenageá-los em meio a pandemia é tão importante. São eles que estão a frente da educação e ainda encontram forças para incentivar, ensinar e mostrar as nossas crianças que existe esperança para um futuro melhor.

É essencial incentivar os estudantes a valorizar esses profissionais que enfrentam tantas adversidades em sua rotina e continuam realizando suas funções com muito amor pela profissão.

Os alunos tendem a ser muito próximos e desenvolvem uma relação afetiva com os professores. Mesmo através de telas podemos incentivar os estudantes a criar uma forma de homenageá-los.

Para fazer um dia inesquecível, podem ser feitas homenagens em vídeos, cartões, desenhos, mensagens, montagens com fotos. Essas são ótimas opções de agradecimento para esse momento de isolamento social.

Docentes citam formas de valorizar seu trabalho

Trouxemos abaixo uma pesquisa feita pelo Profissão Professor, publicada pela SAE Digital, onde os docentes citam algumas formas de valorizá-los. Confira:  

  • Dar mais oportunidades de qualificação para os professores que já estão atuando nas escolas.
  • Envolver e escutar os professores nos debates públicos e nas decisões sobre políticas educacionais.
  • Restaurar a autoridade e o respeito pela figura do professor frente aos estudantes e familiares dos alunos.
  • Pagar melhor todos os professores.
  • Pagar melhor os professores que demonstram mais comprometimento com a profissão/remunerar pelo mérito.
  • Fixar os professores em uma única escola de modo que ele venha a ser conhecido e respeitado pela comunidade escolar.
  • Explicitar para a sociedade as competências profissionais necessárias para ser professor.
  • Realizar uma grande campanha na mídia, promovendo a valorização da profissão.
  • Tornar o acesso à profissão mais seletivo.

O Smart Baby reconhece a importância de todos os professores na formação da nossa sociedade como um todo.

Deixamos aqui nosso muito obrigado por se reinventarem tantas vezes para continuar fornecendo as nossas crianças uma educação de qualidade.