fbpx
Dicas

Desafios dos professores na retomada das aulas

Por 6 de janeiro de 2021 Sem comentários
Desafios dos professores na retomada das aulas

Fizemos uma análise e chegamos em alguns pontos para facilitar estes desafios que os professores podem enfrentar na retomada das aulas, de forma segura, confira. 

Ao analisarmos o cenário atual é fácil a conclusão sobre a resistência encontrada hoje por parte dos professores quando o assunto é volta as aulas.

Primeiro por medo do desafio da retomada das aulas que esse cenário apresenta, assim como ser contagiado pelo vírus e depois pela preocupação de que seus alunos sejam contagiados, podendo transmitir o vírus para os seus pais e assim ajudando a aumentar a onda de contagiados.

Esse medo é extremamente racional, considerando esse momento singular e desafiador que estamos vivendo.

Mas, após a passagem do período mais difícil, felizmente agora estamos com índices melhores, podemos pensar, sim, em uma retomada das aulas garantindo a sua segurança (professor) e a dos seus alunos.

Pensando nisso, iremos demonstrar quais medidas e cuidados devem ser tomados para que essa volta às aulas aconteçam de forma segura e prática, não sobrecarregando você professor e vencendo todo e qualquer desafio da retomada das aulas.

Importância da Educação

Há um autor chamado Jean Piaget que conseguiu descrever a importância da aprendizagem para as crianças e como esse processo de desenvolvimento, iniciado alguns meses após o seu nascimento, é responsável pelo desenvolvimento das crianças no futuro.

Ou seja, a aprendizagem das crianças é algo importantíssimo para que ela consiga se desenvolver bem quando ela for adulta, atingindo o seu sucesso, emocional, financeiro ou, principalmente, profissional. 

Desafios que paralisam

Por mais que esse momento que estamos vivendo apresenta um desafio da retomada das aulas o medo não pode ser o causador de uma paralisia, porque isso pode significar o futuro de uma criança afetado drasticamente.

E como podemos analisar no tópico anterior, a educação com qualidade é sem dúvida um item extremamente necessário para uma criança.

Sabemos como é difícil para o professor ter que lidar com a organização dos conteúdos, escolha das melhores didáticas, construção das avaliações e todo o estresse que acontece quando se faz o planejamento para cada unidade durante todo o ano letivo.

A preocupação com a sua segurança como já foi dito antes é importante e coerente com essa situação que nos encontramos, mas esse, também não pode fazer com que você deixe de fazer o que mais ama, lecionar.

Outro ponto importantíssimo que causa grande preocupação é sobre a sua saúde e a dos demais colaboradores, assim como a dos alunos e essa por sua vez está ligada diretamente com a sua segurança obviamente.

Vencendo no novo normal

Por mais que pareça impossível vencer esse desafio da retomada das aulas, é possível voltar de uma forma fácil e segura.

Primeiro é importante que você adote medidas de segurança para que você e os seus alunos fiquem bem, garantindo, inclusive, tranquilidade para os pais.

Depois é importantíssimo que você consiga ter o auxílio de alguém que esteja preparado e seja profissional, garantindo que você possa trabalhar tranquilamente.

Inclusive, para diminuir a carga de demandas que você precisa se preocupar de cuidar nessa volta as aulas com segurança.

Conclusão

Agora quero saber de você, curtiu as dicas?

Acreditamos que sim, mas esperamos acima de tudo que você tenha compreendido qual o caminho deve tomar para não ficar paralisado, garantindo sua segurança e leveza nas suas demandas.

Forte abraço e até a próxima!