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Educação

A importância da dança na educação infantil

Por 16 de julho de 2019 Sem comentários
A dança na educação infantil

Que as crianças, em geral, adoram dançar, isso é um fato, certo?

Mas quando se fala em dança na educação infantil, ainda existem dúvidas sobre os motivos pelos quais ela se constitui em instrumento pedagógico.

Confira a seguir qual a importância da dança na escola

O que é a dança?

A dança é uma prática social, cultural e histórica que existe desde a antiguidade da humanidade.

Ela pode representar rituais, ser espetáculos performáticos ou atividade promotora do autoconhecimento do indivíduo.

Para sua realização basta que o sujeito utilize seu próprio corpo como instrumento capaz de expressar ao mundo sentimentos e ideias.

E é por meio dos movimentos, realizados em sintonia com ritmos e cadências variadas, que são construídas as mensagens do ato comunicativo.

Ou seja, a linguagem da qual a dança se apropria é a corporal e, por isso, sua prática promove a ampliação das habilidades associadas à inteligência corporal-cinestésica do indivíduo.

E, em geral, as danças são associadas às músicas. Porém, é possível dançar sem que haja um som externo.

Quem dança pode desenvolver dinâmicas que surgem dos sons internos que percebe em seu corpo, por exemplo.

Além disso, essa prática é uma forma de manifestação artística e como tal desenvolve a imaginação e estimula processos criativos
.

Como a dança deve ser abordada na escola?

É importante compreender que no ambiente escolar, a dança não deve ser disseminada como uma prática para o espetáculo.

Ela precisa ser trabalhada de uma maneira lúdica, permitindo que o aluno descubra mais sobre seu próprio corpo e sobre o ambiente com o qual interage.

É por meio do ato de dançar descontraidamente que a criança consegue perceber o espaço ao seu redor, os colegas que dançam com ela, o ritmo e a melodia da música que toca, o peso de seu próprio corpo, entre outros.

Ao longo das aulas, o professor atua como um mediador que propõe as atividades e observa as crianças atentamente.

Assim, consegue identificar as características de cada uma delas, bem como a maneira como reagem ao processo educativo.

Dentre os tópicos que podem ser propostos durante a prática da dança, é possível estimular os alunos a ampliarem seus movimentos e descobrirem variações destes.

Eles podem ser, por exemplo: firmes, leves, fortes, diretos, fluídos, expansivos, lentos, etc.

Além disso, também é possível brincar com as diferentes emoções adquiridas durante uma dança, bem como as formas para expressar os sentimentos que vão surgindo como alegria, surpresa, frio, medo, amor, serenidade, etc.

Ainda, como a dança constitui-se em um processo social, durante a interação entre o grupo, os alunos ajudam uns aos outros nas descobertas e aprendizados possíveis.

E é de extrema importância promover atividades coerentes com a turma e sua realidade, associada às vivências de cada um.

Canvas para Educação Infantil

Contribuições da dança na educação infantil

A partir do que expusemos, indicamos algumas das principais contribuições que as aulas de dança propiciam. São elas:

  • descoberta do próprio corpo e das possibilidades de movimento;
  • estímulo da criatividade e formas variadas de expressar sentimentos;
  • ganho de autonomia e inteligência cinestésica-corporal;
  • aumento da sensibilidade às experiências vivenciadas;
  • obtenção de novas formas de olhar o mundo;
  • desenvolvimento de coordenação motora, resistência, força, flexibilidade, etc.;
  • ampliação da autoestima;
  • criação de elos afetivos e sociais;
  • conhecimento sobre a cultura, a história e o mundo de maneira geral;
  • construção de uma identidade individual.

Ou seja, proporcionar a dança na educação infantil é direcionar o processo educativo para o desenvolvimento integral da criança, por meio do qual ela pode agir e integrar a sociedade de uma forma mais flexível, inovadora e responsável.

 

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