fbpx
Educação

Cultura digital na prática

Por 6 de setembro de 2019 Sem comentários

Como a cultura da era da internet pode ser uma ferramenta

aliada à educação atual?

 

A cultura digital está profundamente presente na realidade das crianças e jovens na atualidade. Assim sendo, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabeleceu 10 competências que devem ser seguidas em sala de aula, dentre elas a Cultura Digital. 

 

Como o mundo enfrenta há algum tempo grande avanço tecnológico, a internet e o cyberespaço viraram realidade para muitas pessoas e novas formas de comunicação e trabalho emergiram com isso. 

 

O fácil e rápido acesso a informação, com celulares e computadores, permitem que novas formas de cultura estejam cada vez mais presentes e é importante que aluno e professor saibam como lidar com isso. 

 

Como a Cultura Digital deve ser trabalhada pelo docente em sala de aula? 

 

A Cultura Digital faz com que o aluno tenha contato constante com outras plataformas de informação como Twitter, Facebook e Whattsup, sendo que essas plataformas exibem informações nem sempre verificadas e em tempo extremamente rápido, exigindo respostas igualmente rápidas. Além do apelo emocional, há também a característica do imediatismo e de análises nem sempre profundas sobre diversos assuntos. Assim, cabe ao docente se inteirar sobre essas novas formas de divulgação de informações, para que o aluno saiba como interagir com elas também. 

 

É importante ressaltar que atualmente todo usuário da internet é também produtor de conteúdo, devido à interação com diferentes redes sociais e outros usuários. Também cabe ao docente entender que hoje o ensino está muito mais visual e que novas formas de passar o conhecimento, com diferentes abordagens em sala de aula, podem e devem ser utilizadas, para que o aluno foque em sala de aula e absorva o conhecimento de maneira natural. 

 

Exemplo, como pensar em ensinar Geografia sem citar o atual uso de GPS e mapas disponíveis no celular via Google? Como aliar o ensino de Matemática com Algorítimos que são a base para o desenvolvimento de Apps? O docente precisa encarar a Cultura Digital como uma grande aliada no processo atual de ensino. 

 

Conclusão: A Cultura Digital está presente no dia a dia de alunos, portanto se manter alheio a ela não é a melhor escolha para o docente, mas sim incorporá-la também ao ensino. 

 

×