fbpx
Dicas

Crianças pequenas e trabalho em casa: como conciliar obrigações?

Por 22 de setembro de 2020 Sem comentários
blank

Dicas práticas para realizar um home office produtivo.

Devido à pandemia ocasionada pelo Covid-19, muitos trabalhadores e pais foram obrigados a reorganizarem seu dia a dia e desenvolverem seus trabalhos em home office. Você também está passando por esta situação? 

No post de hoje elencamos algumas dicas com o objetivo de lhe ajudar a conciliar todas as suas obrigações mesmo com as crianças em casa, de forma prática e produtiva. Confira!

Pandemia, home office e crianças em casa

Em uma situação como a vivida atualmente, relativa à pandemia, o home office se tornou comum para boa parte das pessoas. Há profissionais que já eram adeptos do trabalho remoto pela flexibilidade de tempo e espaço que possibilita, além de outros benefícios.

Estes, portanto, estão familiarizados com as tecnologias disponíveis para trabalhar a distância  de forma organizada e produtiva. 

Porém, no atual momento de isolamento social, o home office passa a integrar a vida de quem ainda não estava acostumado a ele. O trabalho que a pessoa realizava na empresa, agora é feito em um espaço dentro de sua casa. Uma mudança que traz alguns desafios.

Garantir a produtividade com esta nova forma de trabalhar é uma preocupação para muitos profissionais. Afinal, há atividades da casa que são sua obrigação, além das crianças que precisam da atenção e auxílio em boa parte do dia.

Para quem tem filho pequeno, portanto, é preciso rever toda a organização do dia. Afinal, conciliar o trabalho com outras atividades requer novos direcionamentos e adaptação de todos os envolvidos no processo, inclusive as crianças.

Mas vale lembrar que a maneira de lidar com esse modelo de trabalho também é uma forma de ensiná-las a construírem novos hábitos. Afinal, elas têm olhos e ouvidos para tudo e estão sempre ligadas em nossas reações e emoções.

Logo, utilize isto e descubra as melhores atividades para sugerir à criança enquanto você precisa focar no seu trabalho. Avalie como está a sua própria adaptação e aprenda a administrar bem seu dia.

Confira na sequência algumas dicas para um home office organizado e produtivo. 

Dicas práticas para um home office produtivo 

Primeiramente é importante saber que a flexibilidade relativa ao horário para realização do home office só funciona com organização e responsabilidade suficientes. Portanto, manter o controle e a execução da própria agenda é um benefício no trabalho remoto.

Outras dicas essenciais são indicadas a seguir. 

Escolha um local apropriado para trabalhar

Se você tem um espaço na sua casa para transformar em um escritório, tanto melhor. Porém, ele precisa ser funcional para garantir a eficiência de sua organização e produtividade. 

Opte por um cômodo da casa que seja mais tranquilo, arejado, bem iluminado e com menor circulação de pessoas. Isto facilita sua concentração.

Além disso, considere um espaço suficiente para uma bancada ou uma mesa onde os materiais de trabalho fiquem adequadamente dispostos e facilitem seu trabalho. 

Alie organização e conforto em seu home office

Lembre do conforto. Para garantir uma boa postura no home office pense na altura ideal da mesa ou bancada e numa cadeira com boa ergonomia. Preserve sua saúde.

Deixe tudo em ordem. Utilize prateleiras, estantes, armários. Se o espaço é pequeno, use

caixas e organizadores. Mantenha por perto notebook, cadernos e canetas, post-its, garrafa de água.

Separe seus materiais por cores para facilitar o acesso ao que você precisa. Com isto o local também ganha algum estilo. Personalize seu ambiente.

Lembre-se de manter uma iluminação adequada e a higienização do ambiente

Instale luminárias para direcionar a luz na mesa ou bancada quando for preciso.

Evite colocar o que não é necessário no seu local de home office e o conserve sempre limpo e higienizado.

Utilize recursos e ferramentas tecnológicas para facilitar seu trabalho

Ferramentas que lhe permitam se comunicar bem e gerir seu tempo e suas atividades garantem a produtividade no seu home office.

Utilize aplicativos gerenciadores de tarefas para ter mais controle sobre as atividades. Assim você cumpre tarefas e termina em tempo hábil.

Planeje antecipadamente seu trabalho

Deixe seu trabalho do dia seguinte organizado previamente. Com isso você ganha em rendimento e começa o dia tendo em mente suas demandas e prioridades. 

Garanta a segurança do seu trabalho

Faça backup de todas as informações captadas e tarefas realizadas. No caso de instituições de ensino isso é primordial. 

Dessa forma evitam-se possíveis problemas por conta de quedas de energia ou quando seu equipamento trava e encerra aplicativos. 

Lembre-se que é possível facilitar esse processo com um sistema de gestão escolar, por meio do qual o acesso é online e tudo fica salvo na nuvem. Ou seja, você pode acessar de qualquer lugar e a qualquer hora.

Foque em suas obrigações e tarefas

Não disperse com o celular, com conversas paralelas e outras situações cotidianas. Observe o que causa distração e crie alternativas para suprimi-la no horário do home office.

Lembre-se de relaxar

Finalmente, faça intervalos. Não fique muito tempo numa mesma posição. Isto vai interferir no bem-estar, na criatividade, no raciocínio lógico, e por consequência no rendimento e produtividade.

Elimine a tensão. Use de intervalos para alongar-se um pouco, fazer exercícios de respiração, ouvir uma música, interagir um pouco com seus filhos e com os pets.

Enfim, essas são apenas algumas dicas para melhorar sua produtividade no home office e que garantem que as crianças entendam esse momento da pandemia e também consigam trabalhar em suas atividades escolares de casa, seguindo o exemplo dos pais. 

Tem algum comentário? Como está o seu trabalho e a relação com seus filhos durante o período de isolamento social? Deixe seu comentário!