fbpx
Educação

Competências BNCC – O conhecimento na prática

Por 6 de setembro de 2019 Sem comentários

A primeira competência estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o Conhecimento, que abrange valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital, para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e contribuir com a sociedade. 

O Conhecimento, como competência, abrange bem mais que só passar conteúdos, mas sim tornar esses conteúdos atrativos e fazer com que haja uma inter-relação entre o que se está ensinando e como isso está presente na sociedade. 

Como estimular o desenvolvimento dessa competência em sala de aula?

Essa competência dialoga com todos os componentes curriculares, estimulando sempre a postura sendo motivadora. É importante estimular o desejo pela aprendizagem, de lidar com o conhecimento e de como esse conhecimento pode ser aplicado no dia a dia do aluno.

É importante que o aluno entenda não só o que está aprendendo, mas como está aprendendo e por que está aprendendo o que está sendo passado a ele. 

O aluno deve aprender onde buscar a informação que necessita. Deve ter a capacidade analítica de discorrer sobre informações verdadeiras e informações falsas. 

A aplicação do conhecimento na vida prática torna-se fundamental, portanto projetos e pesquisas devem estar sempre presentes, para que assim o aluno possa colocar também em prática os conceitos aprendidos em sala de aula e buscar novas informações para os problemas e as dificuldades apresentadas a ele. 

É importante também que a escola promova espaços para o desenvolvimento da contextualização do conhecimento, estabelecendo como o conhecimento sobre os mais variados assuntos dialoga com a realidade enfrentada por aquele aluno. 

Todas as matérias estão interligadas no processo de passar, fixar e trabalhar o conhecimento, estabelecendo a relação de todo esse conjunto de informações com o ambiente habitado por aquele aluno e sua comunidade. 

Conclusão

Como principal entidade promulgadora do conhecimento, a escola tem papel fundamental em estimular a busca e fixação do conhecimento, com a inter-relação de tudo que é passado com a realidade em que o aluno se insere.

×