fbpx
Tecnologia Escolar

Comunicação na prática

Por 4 de setembro de 2019 Sem comentários

Como a competência da Comunicação pode ser estimulada em sala de aula? 

 

O desenvolvimento de uma linguagem própria, com símbolos e formas de expressão é o que nos caracteriza também como seres humanos. A comunicação está presente desde as primeiras tentativas de balbuciar palavras pelos bebês, até o último de nossos dias, pois sempre, como humanos, tentamos nos comunicar. 

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece 10 competências que devem ser trabalhadas em sala de aula. Dentre elas, a Comunicação estabelece a utilização de diferentes linguagem, tanto verbais, como corporal, visual, sonora e digital. Além delas, a linguagem artística, matemática e científica são englobadas na expressão individual e para compartilhamento de informações e sentimentos. 

 

Como essa competência pode ser trabalhada? 

A competência da comunicação engloba a utilização das linguagens, mas ela pode ser explorada em outros contextos. O estabelecimento do diálogo entre alunos e professores, sempre pautado pelo respeito, deve ser incentivado. O aluno deve se sentir confortável em se comunicar, estabelecendo seus sentimentos e opiniões, considerando a sala de aula um ambiente seguro para tal. 

 

Além disso, a escola deve promover o debate, de modo saudável e construtivo, para que os alunos aprendam a argumentar de maneira fundamentada, informada, sem uso de violência. O respeito à diferentes opiniões, bem como o estabelecimento de sua própria opinião deve ser sempre o foco de qualquer debate. 

 

O estímulo a apresentação de outras linguagens e cultura auxiliará os alunos a entenderem como vivemos em um mundo globalizado, nas quais as fronteiras físicas podem ser ultrapassadas pelas diferentes formas de interação da sociedade atual. Assim, a escuta, o interesse e o respeito devem ser sempre estimulados. 

 

A utilização de Libras e de outras línguas, como inglês, também pode ser bastante estimulado pela escola, uma vez que na sociedade atual, não só a Língua Portuguesa é necessária para a Comunicação. 

 

Conclusão: A Comunicação pode e deve ser estimulada pela escola, por meio de diferentes linguagens e foco no desenvolvimento do aluno, promovendo um ambiente seguro para que esse se expresse. 

 

×