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BNCC: Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil

Por 26 de abril de 2020 novembro 16th, 2020 Sem comentários
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil BNCC

A BNCC traz diversas mudanças em relação à compreensão da etapa da educação infantil. Dentre elas, a inserção dos objetivos de aprendizagem e como deve ocorrer o desenvolvimento da criança ao longo dos anos iniciais da educação básica.

Confira a seguir mais informações sobre a BNCC e sua relação com os objetivos de aprendizagem.

BNCC: o que é e qual seu objetivo principal?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) constitui-se em um documento que serve para orientar escolas públicas e privadas na construção, ou na reelaboração, de seus currículos e propostas pedagógicas. 

Seu objetivo principal é transformar a educação brasileira para que todos os estudantes, em todo o país e independente de condições econômicas e classe social, adquiram as mesmas aprendizagens essenciais, uma vez que a educação é um direito de todos. 

Dessa forma, a BNCC pode ser compreendida como um guia que determina as competências e habilidades básicas que precisam ser trabalhadas nas instituições de ensino, visando a formação integral dos educandos. 

Vale ressaltar que tais orientações destinam-se a toda a educação básica. Assim, existem direcionamentos pedagógicos específicos para as etapas da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. 

Como nosso intuito é abordar especificamente a etapa da educação infantil, primeiramente iremos compreender como está estruturada a BNCC para os educandos entre zero e 5 anos e 11 meses de idade. 

BNCC para a Educação Infantil: especificidade e estrutura

Primeiramente é importante salientar que a aquisição das competências e habilidades essenciais para a educação infantil ocorre de maneira distinta quando comparada as outras duas etapas da educação básica. 

O motivo para tal especificidade é que a BNCC mantém o foco nos eixos que já eram propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (de 2009) que são a interação e a brincadeira. 

Abrimos um parênteses aqui para reforçar a importância das brincadeiras, pois elas são estratégias divertidas e prazerosas por meio das quais as crianças:

  • ampliam suas relações sociais;
  • adquirem laços afetivos; 
  • transformam sua realidade;
  • exprimem-se espontânea e livremente;
  • desenvolvem a imaginação. 

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Isto porque o brincar é uma atividade lúdica e, como já discutido por Vygotsky, constitui-se numa influência positiva no desenvolvimento infantil favorecendo os aspectos biológico, cognitivo e socioemocional.

Ao observamos e realizarmos registros, por exemplo, dos processos de ensino-aprendizagem das crianças por meio de brincadeiras percebemos a aquisição de capacidades cognitivas como: atenção, memória, imaginação e criatividade. 

Na esfera socioemocional, os alunos estabelecem vínculos afetivos, aprendem a lidar com regras e a conviver de maneira positiva com seus pares e professores. 

E, ainda, no âmbito biológico, capacidades como força, resistência, flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, habilidades manuais, etc. são adquiridas competentemente.  

Enfim, é a partir da compreensão desses dois importantes eixos que a BNCC inseriu os novos conceitos de direitos de aprendizagem e campos de experiência, por meio dos quais é possível alcançar os objetivos de aprendizagem durante a educação infantil. 

Os direitos de aprendizagem e os campos de experiência

Segundo a BNCC, a educação básica precisa garantir aos alunos a aquisição de dez competências essenciais elencadas abaixo: 

  • conhecimento;
  • pensamento científico, crítico e criativo; 
  • repertório cultural; 
  • comunicação; 
  • cultura digital; 
  • trabalho e projeto de vida; 
  • argumentação; 
  • autoconhecimento e autocuidado; 
  • empatia e cooperação; 
  • responsabilidade e cidadania. 

Estas são consideradas como habilidades, atitudes e valores que permitem ao educando solucionar problemas relativos as suas esferas pessoal, social e profissional.  Por isso, a aquisição delas pelo aluno permite o seu desenvolvimento integral. 

Para saber mais sobre as competências essenciais da BNCC, acesse nosso artigo BNCC Conhecimento na Prática.

Particularmente no nível da educação infantil, as orientações da BNCC definem os direitos de aprendizagem como necessários para o alcance de tais competências. E são eles: 

  • conviver; 
  • brincar; 
  • participar; 
  • explorar; 
  • expressar; 
  • conhecer-se. 

A garantia de que esses direitos serão obtidos pelas crianças ocorre a partir das diversas vivências propiciadas na escola. E estas devem ser planejadas pelos educadores a partir dos cinco campos de experiência citados a seguir: 

  • o eu, o outro e o nós; 
  • corpo, gestos e movimentos; 
  • traços, sons, cores e formas; 
  • escuta, fala, pensamento e imaginação; 
  • espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. 

Na prática, portanto, a associação entre os direitos e os campos promove o alcance dos objetivos de aprendizagens e, consequentemente, o desenvolvimento desejado para as crianças em suas faixas etárias específicas. 

Jornada BNCC Objetivos de Aprendizagem com Janaina Spolidorio

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil

Cada um dos cinco campos está associado a objetivos de aprendizagem específicos e relacionados às faixas etárias dos alunos. 

Vale lembrar que, a partir da nova BNCC, a nomenclatura e os grupos etários foram alterados. Ao invés de creche e pré-escola, existem agora três classificações indicadas a seguir: 

  • Bebês: de 0 anos até 1 ano e 6  meses; 
  • Crianças bem pequenas: de 1 ano e 7 meses até 3 anos e 11 meses; 
  • Crianças pequenas: de 4 anos até 5 anos e 11 meses. 

Na sequência exemplificamos alguns objetivos de aprendizagem e as idades em que devem ser alcançados:

Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento para os bebês: 

  • perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e adultos; 
  • movimentar as partes do corpo para se expressar; 
  • explorar sons do próprio corpo e do ambiente; 
  • reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer o nome dos outros;
  • explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais. 

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para crianças bem pequenas: 

  • demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade durante a interação; 
  • apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura e usá-los; 
  • criar sons com diversos materiais para acompanhar ritmos musicais;
  • dialogar com os outros a fim de exprimir sentimentos, opiniões, etc. 
  • explorar e descrever diferenças e semelhanças entre objetos. 

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças pequenas: 

  • demonstrar empatia pelos outros; 
  • criar com o corpo formas variadas de expressão; 
  • utilizar sons produzidos por materiais diversos em brincadeiras e atividades; 
  • expressar-se por meio da linguagem oral, escrita espontânea e visual; 
  • comparar objetos ao observar suas propriedades. 

Acima, portanto, elencamos vários objetivos relacionados a diferentes campos de experiência. 

Enfim, para que o educador elabore suas práticas deve sequencialmente: definir o campo de experiência a ser trabalhado, encontrar os objetivos que deseja que seus alunos alcancem e planejar as atividades a serem realizadas.

Na sequência, aplica as atividades específicas, mantem um registro e documentação do que acontece durante a aula e, finalmente, avalia o quanto cada aluno aproximou-se do objetivo pré-definido para saber como agir nas próximas práticas educativas.

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Conclusão

A partir do que foi visto até aqui, percebemos que ao se orientar pela BNCC o professor promove vivências pautadas em brincadeiras e interações na fase da educação infantil que permitem o alcance dos objetivos de aprendizagem para cada faixa etária. 

Desta forma, garante um desenvolvimento integral das crianças, a partir da possibilidade de aquisição das competências essenciais desde o princípio da educação básica.  

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