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Educação

BNCC: Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil

Por 6 de setembro de 2019 Sem comentários

A BNCC traz diversas mudanças em relação a compreensão da etapa da educação infantil. Dentre elas, a questão dos objetivos de aprendizagem e o desenvolvimento que devem ser alcançados ao longo dos anos iniciais da educação básica. 

 

A seguir abordamos esse tema em mais detalhes. 

 

Estrutura da BNCC para a Educação Infantil

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que determina quais as aprendizagens que devem ocorrer durante educação básica, ao fornecer direcionamentos pedagógicos para as etapas da ensino infantil, fundamental e médio. 

 

Porém, especificamente na educação infantil as competências essenciais são obtidas de uma maneira distinta, pois o foco continua sendo nos eixos propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (de 2009). 

 

Tais eixos são a  interação e a brincadeira, que facilitam o aprendizado do educando que precisa da ludicidade em seu processo de ensino-aprendizagem.

 

Pensando nisso, a BNCC inseriu dois novos conceitos: os direitos de aprendizagem e os campos de experiência. 

 

Quando trabalhados adequadamente no ambiente escolar são capazes de alcançar os objetivos de aprendizagem necessários a uma formação ideal. 

 

Os direitos de aprendizagem e os campos de experiência

 

Os direitos de aprendizagem são considerados como sinônimos de competências, mas atuam de uma maneira direcionada ao desenvolvimento integral do aluno, mais do que apenas técnico. 

 

A garantia de que esses direitos serão obtidos pelas crianças ocorre a partir das diversas vivências propiciadas na escola. E estas são criadas e construídas a partir do que a base denomina de campos de experiência. 

 

Além disso, a associação de ambos promove o alcance dos objetivos de aprendizagens e o desenvolvimento desejado. 

 

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento

 

Cada um dos cinco campos está associado a objetivos de aprendizagem específicos e relacionados às faixas etárias dos alunos. 

 

Ainda, a partir da nova BNCC, a nomenclatura e os grupos etários sofreram uma pequena alteração. Ao invés de creche e pré-escola, existem agora três classificações indicadas a seguir: 

 

  • Bebês: de 0 anos até 1 ano e 6 meses; 
  • Crianças bem pequenas: de 1 ano e 7 meses até 3 anos e 11 meses; 
  • Crianças pequenas: de 4 anos até 5 anos e 11 meses. 

 

Para exemplificar mostramos alguns objetivos e as idades em que devem ser alcançados:

 

Objetivos de aprendizagens para os bebês: 

 

  • perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e adultos; 
  • movimentar as partes do corpo para se expressar; 
  • explorar sons do próprio corpo e do ambiente; 
  • reconhecer quando é chamado por seu nome e reconhecer o nome dos outros;
  • explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais. 

 

Objetivos de aprendizagem para crianças bem pequenas: 

 

  • demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade durante a interação; 
  • apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura e usá-los; 
  • criar sons com diversos materiais para acompanhar ritmos musicais;
  • dialogar com os outros a fim de exprimir sentimentos, opiniões, etc. 
  • explorar e descrever diferenças e semelhanças entre objetos. 

 

Objetivos de aprendizagem de crianças pequenas: 

 

  • demonstrar empatia pelos outros; 
  • criar com o corpo formas variadas de expressão; 
  • utilizar sons produzidos por materiais diversos em brincadeiras e atividades; 
  • expressar-se por meio da linguagem oral, escrita espontânea e visual; 
  • comparar objetos ao observar suas propriedades. 

 

De maneira sucinta, esses são alguns objetivos e lembramos que eles estão descrito na BNCC em associação com cada campo específico de experiência. 

 

Portanto, ao orientar-se pelo documento o professor é capaz de promover vivências pautadas em brincadeiras e interações, gerando o desenvolvimento integral das crianças, conforme se espera nessa etapa da educação básica. 

 

Quer mais informações sobre a BNCC? Envie-nos um comentário a seguir!

 

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