fbpx
Pais e Escola

Argumentação na prática

Por 30 de agosto de 2019 setembro 3rd, 2019 Sem comentários

Como defender e estabelecer pontos de vista em sala de aula?

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece a argumentação como uma das 10 competências a serem desenvolvidas em sala de aula. De acordo com a BNCC, argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis é necessário para formular, negociar e defender pontos de vista, respeitando e promovendo direitos humanos, consciência socioambiental e consumo responsável. 

 

A capacidade de construir argumentos, conclusões e opiniões deve ser sempre ressaltada em sala de aula, criando um ambiente seguro para que o aluno possa se manifestar. Além disso, deve haver sempre respeito às colocações de outros, com valorização da ética e dos direitos humanos, para que os alunos possam assim exercer seu posicionamento. 

 

Como estimular essa competência?

 

Aqui entram em cena os debates, que devem ser estimulados, sempre seguindo o respeito e a ordem. Os debates podem ser planejados, para que haja expressão de ideias, mas o docente não deve monopolizar a palavra, uma vez que aí o debate torna-se desinteressante ao aluno. O educador deve nortear o debate, atuando como mediador, mas permitindo que os alunos se expressem livremente, sempre privilegiando a argumentação clara, fundamentada e livre de preconceitos, com respeito mútuo e capacidade de escuta. 

 

O aluno deve conseguir expor seus sentimentos perante o grupo e esse deve ser receptivo a aquilo que se desenvolve, justamente para que haja ampliação dos pontos de vista e da capacidade argumentativa de todos. 

 

Debates podem surgir em aulas de História, Geografia, Ciências da Natureza, traçando um paralelo sobre o mundo atual, para que o aluno possa se posicionar, mediante temas propostos. Lembrando que um debate não deve ter ‘vencedores’, mas sim todos aprendendo com diferentes posicionamentos. 

 

Conclusão: A capacidade argumentativa deve ser estimulada pois trata-se de uma competência bastante importante nos dias atuais e que deve ser conduzida de maneira responsável em sala de aula. 

×